Diversidade e emoção marcam noite de abertura dos jogos Unifesspa 2018

• Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 01h15
  • Última atualização em Sábado, 22 de Setembro de 2018, 02h58

DestaqueJogos2018Uma noite de celebração da diversidade que ficará marcada na história da Unifesspa. A alegria e o entusiasmo tomaram conta do público que prestigiou a cerimônia de abertura dos Jogos Unifesspa 2018, nesta quarta-feira (5), no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16.  Os estudantes e atletas paralímpicos Jaqueline dos Santos Camilo e Ademar Alves dos Santos foram os primeiros a conduzir o fogo simbólico que passou pelas mãos de discentes indígenas e quilombolas, técnicos administrativos, professores, num revezamento vibrante, até chegar à atleta e estudante indígena Roto Kwyi, que acendeu a pira num ato simbólico repleto de emoção.

“É um momento importante de confraternização, de encontros. O esporte, desde a Grécia Antiga, além de cultivar a estética, a beleza, tinha esse papel da formação política cidadã dos jovens. Ainda hoje no mundo todo, o esporte chama pra si a defesa de valores fundamentais para uma sociedade. Os jogos Unifesspa, portanto, contribuem para uma construção cidadã e fortalecimento de laços de solidariedade e respeito no nosso cotidiano acadêmico", disse a vice-reitora da Unifesspa, Idelma Santiago da Silva, que também parabenizou a organização do evento e desejou sorte aos competidores.

Também desejaram sucesso aos atletas e ressaltaram a importância dos Jogos Unifesspa para a integração e celebração da diversidade, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego Macedo, o coordenador geral do DCE, Igo Pereira, o professor Ronaldo Ripardo, o técnico administrativo Jairo Fabrício Oliveira, a estudante indígena Roto Kwyi, o estudante quilombola Edivan Barros e o representante da equipe de arbitragem Vinícius Flaim.

O grupo cultural Boi Flor do Campo abrilhantou a festa de abertura dos Jogos Unifesspa com a presença de 45 brincantes e as músicas regionais entoadas por José Rodrigues. Com mais de 30 anos de existência em Marabá, o Boi-Bumbá conta com mais de 100 integrantes, a maioria moradores do bairro da Liberdade e proximidades. O público prestigou, ainda, a interpretação do hino nacional brasileiro pela indígena Amry Kupati, da Aldeia Kyikatejê, na língua Jê, tradicional dos povos Gavião, além de uma demonstração da brincadeira da tora, com cânticos indígenas.

A estudante do Campus de Rondon do Pará, Fabrícia Rodrigues Silva, destacou o valor cultural e social do evento. “Estou participando pela segunda vez e é maravilho, um evento em que aproveitamos para interagir, minimizar as barreiras do preconceito, além de ser um momento de descontração que contribui com o nosso desenvolvimento físico e psíquico”, avaliou.

Para os servidores da Unifesspa, os Jogos promovem uma maior convivência e interação entre os colegas de trabalho “O evento está melhor a cada ano, propiciando a convivência dos colegas servidores fora do ambiente de trabalho e criando um clima de socialização e confraternização. Aconselho todos os colegas a participar e prestigiar esse momento de aproximação entre nós servidores e alunos”, comentou o administrador Jairo Oliveira, que participou de todas as edições dos Jogos Unifesspa e integra a equipe campeã do futsal masculino em 2017.

“Foi uma verdadeira celebração da diversidade. Esse espaço traz a união, integração e pra nós de etnia indígena e quilombola isso é muito importante. É um momento de tirar a carga pesada da rotina acadêmica.  É uma sensação maravilhosa viver esse momento”, acrescentou a estudante de Direito, Paula Menezes, representante dos discentes indígenas e quilombolas na Unifesspa.

Primeiros jogos

Após a cerimônia de abertura, foram iniciadas as primeiras partidas dos Jogos Unifesspa 2018. No Futsal Feminino competiram as equipes Kaxêti e Meninas do Quilombo, com vitória das estudantes quilombolas pelo placar de 2x0. Em seguida foi a vez da competição masculina de futsal. O jogo foi decidido nos pênaltis com vitória da equipe Depende sobre o time Materiais, com placar final também de 2x0. Os dois primeiros jogos contaram com a participação do locutor esportivo Paulo Henrique, o “PH”. Os Jogos Unifesspa 2018 seguem até o próximo domingo (9), com competições em diversas modalidades, reunindo mais de 1.300 atletas entre alunos, servidores e terceirizados da Unifesspa.