Recorde de público: Unifesspa comemora sucesso dos Jogos 2018

• Publicado: Domingo, 09 de Setembro de 2018, 17h21
  • Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 17h22

DestaqueJogos2018 Medalha 01

A terceira edição dos Jogos Unifesspa foi um sucesso, registrando recorde de público. A comunidade universitária marcou presença em todos os locais de competição e quem não disputou foi às arquibancadas torcer e vibrar pelos seus times favoritos. Mais de 1.300 pessoas, entre alunos, professores, técnicos administrativos e servidores terceirizados competiram nas diferentes modalidades, durante os cinco dias de evento.

As equipes levaram para dentro das quadras muito mais que paixão pelo esporte e deram uma verdadeira lição de respeito à diversidade. O público externo também compareceu para prestigiar o evento, que cresce a cada ano, se consolidando no cenário esportivo de Marabá e região. Foram dias intensos de muito esporte e integração, com atividades realizadas na AABB, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16), no Ginásio Osorinho, na Estação do Conhecimento, no CSSM da Vila Militar e na Unidade I do Campus de Marabá (Folha 31). Nem mesmo a chuva atrapalhou a determinação dos atletas e a empolgação da torcida.

Emoção das finais e premiações

O último dia dos jogos realizado neste domingo (9), no Ginásio da Folha 16 , foi marcado pela emoção das finais de Handebol, Vôlei de Quadra, Tênis de Mesa, Futsal e premiação de diversas modalidades. As meninas indígenas e quilombolas roubaram a cena com a animação durante a entrega das medalhas e troféus para equipes de fustal, vôlei de quadra e cabo de guerra. Destaque também para os atletas do time Real Proad, formado por técnicos administrativos, que se tornaram bicampeões no Futsal masculino.

Os resultados dos Jogos Unifesspa demonstraram a integração proporcionada pela Unifesspa, com pódios ocupados por atletas dos três segmentos universitários. Alguns competidores também se destacaram pelo volume de medalhas e troféus conquistados. A servidora Pollianni Leão voltou pra casa com três troféus. Ela foi campeã em todas as categorias do atletismo feminino (100, 400 e 800 metros). Quem também levou muitas medalhas no Atletismo foi o procurador geral na Unifesspa, José Júlio Gadelha. Confira a lista com os vencedores em todas as modalidades!

Show de diversidade e integração

Diversidade e integração foram as marcas dos Jogos Unifesspa em 2018. O evento envolveu indígenas, quilombolas, integrou servidores e terceirizados e promoveu, pela primeira vez, a “Gaymada”, atividade inserida nos Jogos Unifesspa pela coordenação da 10ª parada LGBT que acontecerá em na Orla de Marabá no dia 30 de setembro. O prêmio – um barril de chopp, oferecido pelos organizadores da parada – disputado por 10 times, foi das “Barrocas Afrontosas” que venceram “As Metralhas”.

“Tivemos uma série de eventos que celebraram a diversidade da nossa universidade, com a comunidade acadêmica se congraçando nesses cinco dias. Temos certeza que os resultados foram muito importantes dentro do objetivo que era celebrar a diversidade. Tivemos resultados esportivos muito interessantes com atletas que certamente irão representar bem a Unifesspa em jogos estaduais e até mesmo nacionais”, avaliou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego Macedo, que também agradeceu publicamente aos servidores de diversos setores da Unifesspa que contribuíram para a organização e realização do evento.

A estudante indígena Roto Kwyi testemunhou o clima de respeito à diversidade vivido durante os jogos e elogiou a Unifesspa pela realização do evento. “Falar dos Jogos Unifesspa é algo de muita felicidade. Competimos muito, nos divertimos e o povo indígena tem esse lado esportivo aguçado. Foi muito bom porque tivemos a oportunidade de conhecer outros colegas vivendo essa diversidade, compartilhando esse sentimento de alegria. Eu curti muito”, disse.

Confira as fotos dos principais momentos das competições! Confira também a cobertura audiovisual no canal da Unifesspa no Youtube!