Vencedores do Prêmio Proex de Arte e Cultura farão exposição de suas obras durante a 2ª JEPE

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 09h21

premioproexA 2ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE) começa nesta terça-feira (18) e a Unifesspa apresentará, durante todo o evento, os seis projetos vencedores do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2017 nas linguagens música, literatura, produção audiovisual, artes cênicas e artes visuais. O Prêmio, de incentivo material e financeiro, tem como objetivo estimular a criação artística e a produção cultural da comunidade acadêmica estudantil, visando reconhecer a arte nas suas diferentes linguagens, enquanto formas de conhecimento, e valorizar seus fatores de inserção social, política e econômica na promoção e construção de uma universidade democrática, plural e humana.

A primeira apresentação será o lançamento do CD “Pirucaba Jazz – Ritmos Amazônicos e Oficinas de Música”, no dia 18 de setembro, às 21h no Tapiri da Unidade 1. De autoria de Walkimar Guedes Silva Amorim, estudante de Pedagogia (Faced, turma 2015), e supervisionado pela professora Silvana Lourinho, o cd tem composições instrumentais de cunho regional que retratam as lendas urbanas da cidade de Marabá. O objetivo do trabalho é expandir os ritmos musicais da região Norte, a partir da cultura folclórica local e de ritmos como Carimbó, Lundum, Guitarrada, Cúmbia, Zouk, Marabaixo, Retumbão, Samba de Cacete com uma pitada de improviso baseada no Jazz.

No dia 20 de setembro, o vencedor do Prêmio Proex na linguagem audiovisual a ser exibido é o “Ararandeua”, documentário fruto do projeto de Camila Rocha Gusmão (ICSA, turma 2015), sob a supervisão do Professor Jaxnildo Aragão. A produção, que terá seu pré-lançamento no auditório da Unidade 1, às 18h, tem como protagonista o Rio Ararandeua, principal curso d’água que banha o território de Rondon do Pará e tem sido usado para matar a sede, para o lazer, construção civil e todas as atividades relacionadas ao uso da água. O documentário trata da relação histórica das margens do Rio com as populações tradicionais expulsas pelo regime militar, até os dias de hoje, da descoberta de minério no subsolo do município, e da chegada de um grande projeto de exploração de bauxita, promete mudar radicalmente o ritmo da cidade, trazendo uma nova onda “desenvolvimentista”, com impactos ao Rio.

Na sexta-feira, dia 21, último dia do evento, dois prêmios Proex de Artes Visuais e um de Artes Cênicas serão apresentados. A partir das 14h, os trabalhos de Paula Rejane Santos Corrêa e de Bino Sousa, ambos estudantes do ILLA estarão expostos na NaMorada das Artes (espaço entre prédios do Campus 1). A obra de Paula, ExCamas, realizada com a supervisão do Professor Alixa, traz a experimentação do uso de escamas de peixes consumidos na região marabaense, juntamente com o uso de espelhos. O prefixo “Ex” é utilizado pela estudante para expressar que algo foi extraído ou não faz mais parte do ser de origem e a apresentação de novas possibilidades e o uso, neste caso, a criação de uma obra de arte com o uso da escama de peixe como matéria prima e o efeito caleidoscópico através de espelhos. E o projeto “Grades: reconstituições imagéticas”, realizado pelo estudante Bino Sousa, sob a supervisão do professor João Leno Pereira de Maria, foi elaborado a partir de relatos de antigos fazedores de grades, acerca dos arabescos encontrados nas grades de ferro que compõem a paisagem urbana da cidade de Marabá, desde janelas e portas das casas. A experimentação reconstrói grades através do grafite e de outras texturas. O artista produziu murais e telas feitos a partir desenhos coletados em diferentes bairros da cidade de Marabá e produziu um vídeo documentário com relatos e processos construcriativo que será apresentado, juntamente com suas telas na NaMorada das Artes da sexta-feira 21/09.

Na noite de sexta-feira, dia 21, também haverá a SerAnata Cultural de encerramento da 2ª Jepe, onde será exibido o produto do Projeto “Madalenas Tuíra: a(r)existência da arte feminista”, vencedor do Prêmio Proex de Artes Cênicas. Apresentado por Giovanna dos Santos Vale (FACSAT, Ciências Sociais 2014), sob supervisão da Professora Ailce Margarida Negreiros, o projeto mescla expressões artísticas como instalação de arte, performance teatral, fotografia e vídeo na temática feminista e, nesta apresentação traz a cena teatral “Mercado de mulheres”, com a metodologia de teatro da oprimida, inspirada nas técnicas de Augusto Boal, colocando em pauta o diálogo/debate sobre o feminismo e o corpo feminino.

Agendado para o dia 19, o Prêmio PROEX de Literatura, de autoria do estudante Marcos Antônio Silva dos Santos (FACSAT, Ciências Sociais 2013), supervisionado pela professora Glaucia de Sousa Moreno, “os Peixes” é uma obra composta por poemas, crônicas, microcontos e fotografias. As narrativas são fruto das experimentações e descobertas do poeta acerca de si mesmo de suas capacidades enquanto artista e agente social por meio de viagem feita sem dinheiro pelo litoral brasileiro divulgando seu primeiro livro e conhecendo espaços de resistência e produção autossuficiente. No entanto, por não ter sido finalizado a tempo da 2ª JEPE, será apresentado em outra atividade realizada pela PROEX ainda em 2018.

Acesse a PROGRAMAÇÃO do evento.