Comemoração: Curso de Saúde Coletiva da Unifesspa é avaliado com nota 4 pelo MEC

• Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 16h07
  • Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h16

Destaque Saude ColetivaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, criada há apenas 5 anos, vem colecionando boas avaliações do Ministério da Educação em relação aos diversos cursos ofertados à população. A graduação em Saúde Coletiva da Unifessa obteve nota 4 - numa escala de 1 a 5 na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento de cursos. A comunidade acadêmica está muito entusiasmada e, no final da tarde desta quarta-feira (26/09), vai realizar uma comemoração com a presença de docentes, técnicos administrativos e alunos do curso.

Segundo o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, a nota 4 é resultado da excelência do corpo docente, dos servidores técnico-administrativos, da infraestrutura da Unifesspa e da dedicação dos estudantes na busca contínua pela melhoria do curso.

Essa foi a primeira vez que o curso, criado em 2013, recebeu a avaliação do MEC. A equipe de avaliadores visitou a Faculdade de Saúde Coletiva (Fasc) da Unifesspa no período de 16 a 19 de setembro e avaliou os seguintes critérios: organização didático-pedagógica, infraestrutura e o corpo docente da universidade. Visando à formação de sanitaristas que atuarão, essencialmente, na construção e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e na consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, o curso reúne os conhecimentos necessários às transformações das práticas em saúde, focado nos crescentes desafios da Saúde Pública brasileira.

“Como diretora da Faculdade de Saúde Coletiva e coordenadora do curso não poderia estar mais feliz com a nossa nota 4! Foram semanas de muito trabalho e também de muita união que refletiram em nossa nota! Somos um curso nota 4, com um corpo docente nota 5! Temos os melhores professores reunidos e comprometidos com a formação dos nossos alunos. Quero agradecer profundamente a todos que nos ajudaram, e foram muitas pessoas, mas em especial aos alunos que compareceram em peso na reunião com a Comissão do MEC, sendo destacado com entusiasmo pelas avaliadoras, eles amam a Saúde Coletiva e, isso, ficou muito claro! E também aos meus queridos amigos e colegas de trabalho, professores da Fasc, com quem muitas vezes passo mais tempo do que com minha família. Obrigada por serem parceiros sempre! Vida longa ao curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará”, disse a Profa. Dra. Priscila da S. Castro Diretora da Faculdade de Saúde Coletiva (Fasc), bastante emocionada.

Os estudantes do curso tambpem vibraram com o resultado da avaliação e elogiaram os professores pela dedicação na construção da história do curso de Saúde Coletiva. "Essa nota traz o reconhecimento do nosso curso em nível nacional, certificando a qualidade do ensino-aprendizagem que temos com os nossos docentes e toda a equipe. Eu como aluna e representante do curso me sinto lisongeada em fazer parte dessa construção", afirmou a estudante Carol de Souza Lima.

“Parabenizo o curso pelo excelente desempenho na avaliação, fruto da dedicação e seriedade dos servidores e discentes”, pontuou o pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury Neto. “Parabéns aos docentes, técnicos e discentes do curso de Saúde Coletiva. Uma conquista importante par a nossa Universidade”, disse a vice-reitora Idelma Santiago.

Conheça o curso:

O curso de Saúde Coletiva teve o ato autorizativo anterior aprovado por meio da Portaria nº 44/, de 17 de setembro de 2013 que aprovou 30 vagas totais anuais, em regime de matrícula semestral. O curso possui carga horária total 3.214 horas de (60 min), em no mínimo oito semestres e no máximo 12 semestres. Está estruturado com componentes obrigatórios (1.134 horas), estágios (600 horas) e optativos (204 horas) e (200h) de atividades complementares e trabalho de conclusão de curso. O curso objetiva formar Bacharel em Saúde Coletiva com excelência e com sólido conhecimento técnico científico, capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde e doença que ocorrem no sistema de saúde vigente no país, mais prevalente do perfil epidemiológico nacional, considerando-se as particularidades da região de atuação, especialmente no contexto amazônico.

Perfil profissional: Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício de atividades do campo de atuação da Saúde Coletiva com capacidade para analisar e atuar em políticas e sistemas de saúde, em avaliação e monitoramento da situação de saúde, em vigilância da saúde, no controle de danos e riscos à saúde das populações, na planificação e gestão de sistemas e serviços de saúde, na educação e promoção da saúde e no desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.