Laboratório de Geografia Física lança maquete interativa com realidade virtual aumentada

• Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 16h50
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 16h51

Maquete 1O laboratório de Geografia Física da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Rita Vidal, vem desenvolvendo e testando novas formas de ensinar e aprender Geografia.

Nesses tempos em que a imagem fala mais do que mil palavras e, que a informação e suas tecnologias tornam-se aliados do ensino e aprendizagem, exigindo dos professores novos posicionamentos críticos e outras práticas, o laboratório de Geografia Física destaca o Projeto “Sarndbox: Uma proposta pedagógica aos modelos geográficos, em parceria com o Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim), possibilitando dois bolsistas de licenciatura em Geografia - Marley Trajano e Gabriella Medeiros.

O projeto proporciona um recurso pedagógico com alto poder motivacional para as aulas de Geomorfologia, Hidrografia e Cartografia Digital.

O projeto Sarndbox teve seu desenvolvimento no EUA e posteriormente, algumas universidades no Brasil estão fazendo utilização dessa ideia.

Entenda o projeto: Para a projeção, utiliza-se um computador potente na plataforma Linux, um projetor e um Kinect, que gera interações por meio de movimentos, possibilitando a criação virtual (realidade aumentada) com uma diversidade de relevos e interações em bacias hidrográficas, gerando contornos topográficos com cores de elevação (hipsometria), e, ainda, simulando a dinâmica das águas.

O projeto levará a produção de metodologia de ensino pautada na interlocução dialógica entre a geografia e as mídias interativas. A premissa geográfica adotada pelo projeto passa pela atualidade dos preceitos da semiologia gráfica do francês Jacques Bertin (representação gráfica/espacial) e as novas possibilidades de visualização e representação cartográficas dos elementos naturais e humanos.

O principal objetivo do projeto é oportunizar às escolas da rede pública e privada um processo de interação entre a universidade e a comunidade, com foco no ensino de geografia e nas novas tecnologias de comunicação e informação.

“Duas escolas da rede municipal já entram como parceiras no projeto e espera-se que as demais escolas abracem essa ação, visto que uma agenda para a visitação das escolas está sendo construída pela equipe”, disse a Coordenadora do Laboratório de Geografia Física/ICH/Unifesspa. Prof. Dra. Maria Rita Vidal.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe de pesquisa do Laboratório de Geografia Física do curso de Geografia através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo fone: (94) 2101.7190.

Maquete 2