I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará vai destacar desenvolvimento científico na região

• Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 09h27
  • Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 11h35

Destaque MocisspaNos dias 22 e 23 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGECM/Unifesspa) vai realizar a I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (Mocisspa), no Carajás Centro de Convenções.

O evento objetiva contribuir de forma significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação da região sul e sudeste do Pará, bem como para o uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social.

Há algumas categorias para submissão de trabalhos. São elas: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Ensino Técnico-Profissionalizante; Ensino de Graduação. Há ainda as áreas do conhecimento em que podem ser enquadrados os trabalhos, como as de Linguagens e Artes; Engenharias e Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; além de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde.

A premiação dentro do Mocisspa será feita da seguinte forma: 1º, 2º e 3º colocados: receberão troféu e medalhas (por categoria e área do conhecimento); 4º, 5º e 6º colocados: menção honrosa (por categoria e área do conhecimento).

O primeiro lugar receberá bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPQ, durante 12 (doze) meses (para todas as categorias, exceto para ensino de graduação, e áreas do conhecimento).

O destaque receberá bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPQ, durante 12 (doze) meses (para trabalhos que tenham a participação de meninas em todas as categorias, exceto para ensino de graduação, cujos trabalhos abordem temas das Ciências Exatas ou Engenharias);

Podem submeter trabalhos, sob a orientação de um professor, alunos das escolas das redes pública e privada; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Qualquer trabalho que empregue o método científico ou das engenharias pode ser submetido, sejam vinculados ou não a projetos e/ou programas; ou seja, podem ser trabalhos de iniciação científica, de TCC, de disciplinas, de estágio etc.

No âmbito da Unifesspa, incluímos ainda os alunos do ensino médio que desenvolveram trabalhos junto ao Pibic/EM.

A Mocisspa é um evento totalmente gratuito, aberto a participação de toda a comunidade, escolar e universitária, bem como ao público em geral. Sua abrangência se estende a todos os municípios da região sul e sudeste do Pará. A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 03 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de comunicação: Portal: https://ppgecm.unifesspa.edu.br (edital e anexos); Redes sociais: Instagram - @mocisspa; Telefone: (94)2101-5929 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.