Conselhos Superiores: Técnicos Administrativos da Unifesspa vão escolher representação da categoria para o biênio de 2018/2020

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h44
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h32

Destaque EleiçãoNa última reunião dos técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizada no dia 04 de outubro foi deliberada a deflagração do processo eleitoral para escolha de representantes TAEs no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Superior de Administração (Consad).

O processo eleitoral será realizado no período de 00h de 21 de novembro de 2018 às 23h59min de 22 de novembro de 2018, por meio do SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão de Eleições) da Unifesspa.

O período para a realização do processo eleitoral poderá ser prorrogado por mais 01 um dia, caso ocorra falha no SIG-Eleição ou na internet.

O sistema eletrônico online SIG-Eleição corresponde à plataforma de processos eleitorais da Unifesspa, podendo ser acessado em qualquer computador conectado à internet, por meio de login e senha padrão dos usuários previamente cadastrados. O endereço para acesso é http://sigeleicao.unifesspa.edu.br. Lá, serão apresentadas informações dos candidatos (nome, número da candidatura e identificação visual) e dará acesso à plataforma de votação online.

Como vai funcionar: A plataforma de votação online no SIG-Eleição, daqui em diante denominada Cabine de Votação, simula a urna eletrônica padrão utilizada nos processos eleitorais brasileiros, contendo os numerais de 0 a 9 e as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Em branco”.

Os eleitores deverão acessar duas cabines de votação, uma para cada Conselho Superior (Consepe e Consad), onde em cada cabine deverão digitar o número dos candidatos de sua preferência, e em seguida, apertar o botão “confirma”. Uma informação pessoal será solicitada ao eleitor e deverá ser respondida corretamente para que o voto seja confirmado, de maneira a garantir a probidade do processo. A página do SIG-Eleição gerará automaticamente o comprovante de votação do eleitor o qual constará data, hora e chave criptografada da votação, para impressão ou arquivamento.

O voto será secreto e os relatórios gerados pelo SIG-Eleição a respeito do processo, fornecem apenas os nomes dos votantes efetivos, sem identificar sua opção de voto. Cada eleitor votará em três candidatos para o Consepe e três candidatos para o Consad.

Os eleitores aptos a votar que se isentarem da participação no processo eleitoral não sofrerão qualquer prejuízo em relação a suas atividades profissionais, tendo em vista que o voto será facultativo.

São eleitores os servidores técnicos administrativos do quadro efetivo da Unifesspa e não estarão aptos a exercer o voto os servidores TAEs cedidos e ou requisitados.

São elegíveis à representação dos técnicos administrativos nos Conselhos Superiores da Unifesspa qualquer servidor TAE do quadro efetivo.

Inscrição dos candidatos:A inscrição será feita nominalmente, cujo requerimento deverá ser endereçado à Comissão Eleitoral, tendo sido assinado pelo candidato e informando a qual Conselho Superior quer concorrer. O(a) candidato(a) deverá protocolar junto à Comissão Eleitoral, das 8h do dia 19 de outubro de 2018 até às 18h do dia 05 de novembro de 2018, observado o horário local.

Os candidatos deverão atribuir um número de 01 a 99 à inscrição das suas candidaturas, que corresponderá ao número que identificará a chapa na cabine de votação. Eles poderão atribuir nome às suas candidaturas e a inscrição deverá ser acompanhada da carta de apresentação dos mesmos, devendo também ser entregue em uma via digital.

A campanha eleitoral será no período de 00h de 07 de novembro até as 23h59min de 20 de novembro.Durante a campanha eleitoral, os candidatos concorrentes poderão desenvolver atividades independentes da Comissão Eleitoral, junto aos eleitores aptos e à comunidade acadêmica da Unifesspa, para divulgar seus programas de trabalho e outras informações referentes à eleição.

Os candidatos eleitos tomarão posse na primeira reunião dos Conselhos Superiores (Consepe e Consad) após a homologação do resultado do processo eleitoral pela assembleia da categoria.

Confira datas importantes:

Inscrições: 19 de outubro a 05 de novembro