Servidores da Unifesspa devem entregar fotografia para carteira funcional até 31 de outubro

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h18
  • Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h25

Destaque Carteira FuncionalA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep/Unifesspa) em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) vão emitir a Carteira Funcional, impressa em PVC, para os servidores da universidade.

Para isso, é necessário que o servidor atualize a sua foto do perfil no Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos (SIGRH).

Como fazer: Os servidores deverão efetuar o upload de fotografia via menu servidor do SIGRH.

Passo 01: Foram testados alguns aplicativos para que o servidor fotografe no formato 3x4 com seu smartphone. No Android, utilize o Passport Photo Editor.

Para iPhone e iPad, os servidores deverão utilizar o aplicativo Passport Photo - ID Photo.

Para sair bem na foto, procure um local com boa iluminação e com uma parede com fundo liso e claro, pode ser na cor branco ou bege.

Passo 02: Depois de fotografar, salve sua foto e faça o envio para o SIGRH. https://sigrh.unifesspa.edu.br/sigrh/login.jsf.

Acesse o Menu Servidor: No lado direito clique em Editar Perfil no Portal do Servidor e faça o envio da sua fotografia.

A correta alimentação das fotografias em sistema é fator condicionante para o início dos procedimentos de emissão da carteira funcional pela Progep em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Todas as fotografias serão previamente analisadas pela Divisão de Registro e Controle, sendo devolvidas para alteração pelo servidor aquelas que não respeitarem o padrão exigido, em se tratando de um documento funcional oficial.

Aquelas que estiverem de acordo, serão encaminhadas imediatamente para impressão seguindo a ordem definida pela Progep da unidade de lotação.

Os servidores devem enviar suas fotos até o dia 31 de outubro de 2018. Aqueles que não enviarem suas fotografias no prazo (dentro do padrão exigido) terão atraso no recebimento de suas carteiras, ficando para uma segunda ação de emissão.

Para quaisquer esclarecimentos e colaboração, os servidores devem entrar em contato com a Divisão de Registro e Controle (Dirc/DAP/Progep) no ramal 1030 ou 2101.7152.

As carteirinhas serão entregues pela PROGEP, de acordo com cronograma a ser informado posteriormente, organizado por unidade de lotação das Unidades I, II e III de Campus Universitário de Marabá, e demais Campi.

Atenção para as especificações da fotografia:

- A fotografia (estilo 3X4) deve ser tirada de frente (perfil frontal); contra fundo liso e claro;

- Para sair bem na foto, procure um local com boa iluminação e com uma parede com fundo liso e claro, pode ser na cor branco ou bege;

- Deixe o rosto e os ombros enquadrados pela câmera;

- Os olhos devem estar abertos e visíveis.

- Olhe diretamente para a câmara;

- Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

- Não utilize óculos escuros e evite o uso de óculos de armações grossas ou muito chamativas, bem como acessórios como boné ou chapéu;

- Para uma boa impressão, não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia;

- Independente do dispositivo utilizado (câmera fotográfica, celular ou outros), é importante observar a nitidez da imagem capturada.