Mais de 150 servidores são imunizados durante campanha de vacinação na Unifesspa
Mais de 150 servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) compareceram a mais uma ação de promoção à saúde realizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, foi realizada uma campanha de vacinação e prevenção a doenças com atendimento nas três unidades do Campus de Marabá. Foram disponibiliizadas aos técnicos e professores vacinas contra tétano e difteria, gripe, febre amarela e hepatite B, além de testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, Sífilies e Hepatites B e C.
A cada dia de campanha eram disponibilizadas 100 doses de cada uma das vacinas para atendimento exlcusivo dos servidores da Unifesspa. O objetivo da ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, era imunizar o maior número possível de profissionais da educação, buscando acima de tudo consolidar umaa cultura de prevenção entre os servidores.
De acordo com a enfermeira do Trabalho da Unifesspa, Angeli Pena, a ação também teve como objetivo promover o engajamento dos servidores na Campanha Outubro Rosa, alertando a comunidade universitária, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Além de promover esse momento de imunização, fizemos um alerta aos nossos servidores, homens e mulheres, para a necessidade de prevenção a essa doença”, reforçou. A ação também fez parte das comemorações pelo dia do servidor público, celebrado no dia 28 de outubro.
Na próxima segunda-feira (29), será a vez dos servidores do Campus de Santana do Araguaia receberem a campanha de vacinação. Após parceria firmada com os órgãos de saúde do município, a DSQV irá promover a campanha de vacinação e realização dos testes rápidos voltadas aos servidores da Unidade fora da sede. O atendimento ocorrerá na sede do Campus de Santana do Araguaia, das 14h ás 17h.
Cultura da prevenção
Ao todo, foram contabilizados 152 servidores imunizados e 97 realizaram os testes. Para a chefe da DSQV, Sheila Freire, a adesão dos servidores à campanha de vacinação demonstra o aumento de uma consciência preventiva na Unifesspa. “A cada edição vemos os servidores comparecendo mais, buscando as vacinas e os testes rápidos e isso é fundamental. É resultado de um trabalho de conscientização, numa parceria importante com os órgãos de saúde da nossa cidade. Uma sementinha plantada lá atrás e que resulta em melhoria na saúde e qualidade de vida dos nossos servidores”, comemorou.
Redes Sociais