Conquista: Campus de Santana do Araguaia forma primeira turma de Matemática

• Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 15h42
  • Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h49

2Vitória. Essa foi uma das palavras mais utilizadas para expressar o sentimento de formandos, professores e familiares presentes na cerimônia de Colação de Grau da primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), em Santana do Araguaia, ocorrida no último dia 26 de outubro.

Numa solenidade carregada de emoção, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, fez a outorga de grau a nove formandos, que poderão, a partir de agora, colaborar com o desenvolvimento do ensino da matemática no município.

Localizada no extremo sul do estado do Pará, Santana do Araguaia enfrenta grandes desafios no campo da Educação e, para muitos araguaienses, a Unifesspa é sinônimo de esperança, é o caminho para a transformação social tão almejada pela população.

Para Valdineia Rodrigues Lima, que sempre quis fazer o curso de Matemática, sem a Unifesspa as chances de frequentar uma universidade eram mínimas. “Esse sempre foi o meu sonho e se a Unifesspa não estivesse aqui, com certeza eu não estaria hoje me formando. Infelizmente, muitos como eu, não teriam condições de sair da cidade para buscar a formação superior. Por isso, a Unifesspa é tão importante”, disse a mais nova professora de Matemática, que pretende continuar se capacitando por meio da pós-graduação.

Em virtude do maior número de conceitos “excelentes” ao longo do curso, Valdineia foi a estudante escolhida para receber a outorga de grau do Magnífico Reitor, em nome de todos os discentes do curso de Licenciatura em Matemática, sendo aplaudida pelos professores e colegas de turma.

A diretora do Instituto, Profa. Dra. Maria Elizabete Rambo Kochhann, destacou a importância da Unifesspa para o desenvolvimento do ensino na região. “Pra Unifesspa e para a cidade de Santana do Araguaia é uma alegria muito grande. Estamos formando profissionais com muita qualidade. Professores qualificados e alunos que com muito empenho e dedicação conseguiram chegar ao final dos estudos. A Unifesspa em Santana do Araguaia avança, estamos com mais um curso de graduação, e queremos continuar entregando profissionais capacitados que possam mudar a realidade dessa região”, comemorou.

A professora Cecília também falou da emoção do corpo de professores, ao estarem diante da vitória dos alunos. “É uma satisfação, um orgulho muito grande. Vimos a dificuldade que eles enfrentaram, e agora são vencedores. Estamos formando não apenas nove matemáticos, mas pessoas éticas, que amam a ciência, amam ensinar. Vão contribuir com a formação de novos talentos na região de Santana do Araguaia”, disse, emocionada.

Também prestigiou a solenidade a professora Samara Leandro Matos, que ministrou a primeira aula aos alunos do curso. “Foram muitos os obstáculos no início, mas enfrentamos tudo isso por eles que hoje estão aqui vitoriosos”, comentou. Colaram grau os alunos Alexandra Sousa de Carvalho Santos, Carla Cristina Coelho Carvalho, Gabriel Costa Dourado, Genaina Sousa de Oliveira Maciel, Ivanete Cirqueira e Souza Freitas, Lucas Gomes de Sousa, Neuzilene Soares dos Santos, Paulo Germano Bezerra dos Santos Junior e Valdineia Rodrigues Lima. Foram homenageados pelos formandos os professores Helves Belmiro da Silveira e Josiel de Oliveira Batista, a bibliotecária Sandra Sueli Sepêda Gonçalves e os representantes da sociedade comercial de Santana do Araguaia, Joaquim Sérgio Gomes da Costa e Edenilson Sebastião Bocchi.

Compuseram a mesa de honra, presidida pelo reitor da Unifesspa, os professores Samara Leandro Matos da Silva (patrona da turma), Osmar Tharlles Borges de Oliveira (paraninfo), a coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, Profa. Dra. Cecilia Orellana Castro, a diretora-geral do IEA, Maria Elizabete Rambo Kochhann, o secretário municipal de Educação de Santana do Araguaia, Djalma Moreira, a secretária de Saúde Maria Aparecida Soares, representando o Prefeito Municipal de Santana do Araguaia, José Rodrigues de Miranda (Zé do Quinca) e os representantes da sociedade comercial de Santana do Araguaia e Edenilson Sebastião Bocchi. Foram convidados para a tribuna de honra, os homenageados Helves Belmiro da Silveira, Josiel de Oliveira Batista e Emisvaldo Pereira da Silva, representando a bibliotecária homenageada Sandra Sueli Sepêda.