Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ouvidoria: Sancionada lei que dispensa reconhecimento de firma e autenticação de documentos em órgãos públicos

  • Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h22
  • Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h33
  • Acessos: 1895

Destaque Lei OuvidoriaA lei nº 13.726, foi promulgada em 8 de outubro de 2018 e trata da racionalização de procedimentos administrativos, com a simplificação de formalidades e a supressão de exigências desnecessárias.

A Ouvidora-geral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) além de dar ampla divulgação da referida lei, sugere que as Unidades Administrativas e Acadêmicas atentem principalmente para o artigo 3º e seus incisos, se isentando de fazer exigências como reconhecimento de firma e autenticação de cópias de documentos, nos normativos internos como editais e afins, em seus diversos processos seletivos e congêneres.

Em seu artigo 7, a lei institui o Selo de Desburocratização e Simplificação, destinado a reconhecer e a estimular projetos, programas e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e melhorem o atendimento aos usuários dos serviços públicos.

O Selo será concedido na forma de regulamento por comissão formada por representantes da Administração Pública e da sociedade civil, observados os seguintes critérios: a racionalização de processos e procedimentos administrativos; a eliminação de formalidades desnecessárias ou desproporcionais para as finalidades almejadas; os ganhos sociais oriundos da medida de desburocratização; a redução do tempo de espera no atendimento dos serviços públicos; a adoção de soluções tecnológicas ou organizacionais que possam ser replicadas em outras esferas da administração pública. 

“Ressaltamos que a referida lei passará a vigorar a partir do dia 24 de novembro, cujos editais/documentos que estão em construção, devem ser adequados à mesma”, observou a Ouvidora-geral Josilene da Silva Tavares.

A participação do servidor no desenvolvimento e na execução de projetos e programas que resultem na desburocratização do serviço público será registrada em seus assentamentos funcionais. 

Os órgãos ou entidades estatais que receberem o Selo de Desburocratização e Simplificação serão inscritos em Cadastro Nacional de Desburocratização, além de serem premiados, anualmente, dois órgãos ou entidades, em cada unidade federativa, selecionados com base nos critérios estabelecidos por esta Lei. 

Fim do conteúdo da página