Bancada paraense apresenta emenda para construção do Hospital Veterinário da Unifesspa
Das 15 emendas da bancada paraense apresentadas ao orçamento 2019, uma foi destinada à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (Unifesspa). Após articulação com os parlamentares que representam o Estado, a Reitoria da Unifesspa conseguiu que uma emenda fosse designada à construção do Hospital Veterinário, projeto vinculado ao curso de Medicina Veterinária da Unifesspa. O espelho da emenda de número 71150004 já está disponível para consulta no site da Câmara dos Deputados.
O Hospital Veterinário será construído numa área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e permitirá a realização de atendimento clínico e cirúrgico para pequenos e grandes animais, além de suporte ambulatorial e de laboratórios.
Realização de exames e cirurgias
O planejamento de construção do hospital, coordenado pelo Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Unifesspa, no Campus de Xinguara, prevê ambientes para internação de cães e gatos, quatro ambulatórios para atendimento de pequenos animais e área de diagnóstico por imagem com raio x e ultrassonografia.
O projeto inclui dois centros cirúrgicos para pequenos animais e um para grandes animais. Além disso, o hospital irá dispor de cinco laboratórios, contemplando as seguintes áreas: patologia clínica, microbiologia e doenças infectocontagiosas, parasitologia, patologia e reprodução animal. A estrutura também deverá contar com um curral com baia para atendimento de grandes animais.
A unidade hospitalar deverá conter, ainda, espaços para recepção, administração, área de preparação dos animais, lavanderia, setor de esterilização, farmácia, almoxarifado, salas para professores e ambientes de acomodação dos veterinários e residentes.
Diagnóstico de doenças infectocontagiosas
O complexo laboratorial do Hospital permitirá a prestação de diversos serviços gratuitos a exemplo de diagnóstico de doenças infectocontagiosas como leshimaniose, leptospirose, entre outros. “É uma estrutura extremamente importante para a qualidade do ensino oferecido pela Unifesspa, mas que também permitirá a prestação de serviços à sociedade. Essa articulação para a obtenção da emenda, inicialmente apresentada no valor de R$50 milhões, é essencial para que a Unifesspa possa continuar avançando. Nesse quadro de restrições orçamentárias, vamos batalhar para seja mantido o maior valor possível dessa emenda”, ressaltou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.
De acordo com o professor Lucas Abud, diretor adjunto do IETU e professor do curso de Medicina Veterinária da Unifesspa, a estrutura do hospital será fundamental para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão no campus de Xinguara. “O espaço contará com sala de aula de técnica operatória, servindo tanto para aulas de cirurgia quanto para projetos de extensão que abordam a cirurgia de vários animais. De maneira geral, o hospital além de atender às atividades de ensino, servirá de base para a pesquisa, em especial voltada para cirurgia clínica”, detalhou.
Redes Sociais