Mucanpa e CultCid: Santana do Araguaia tem final de semana com diversas atividades culturais
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia realizaram, nos dias 9 e 10 de novembro, no Centro Cultural da cidade, um fim de semana repleto de atividades.
A iniciativa faz parte da programação da I Cultura na Cidade (I CultCid) e VI Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa). Pelo menos 500 pessoas se inscreveram para participar das atividades de capoeira, violão, pintura e artesanato, canto e aulas de danças culturais infantis, zumba e aerobox.
No dia de abertura, foi promovido um bazar com confecções, calçados e outros itens doados pela população para serem vendidos com intuito de arrecadar fundos para as atividades realizadas pelo próprio Centro Cultural.
Além disso, houve exibição de filmes para crianças e adolescentes, apresentações musicais de artistas locais e um desfile de moda, do projeto “Reciclo Afro”, coordenado pela professora Angela Maria. As roupas foram feitas a partir de materiais recicláveis e inspiradas na cultura afro-brasileira e os modelos foram os próprios alunos que participam do projeto.
O primeiro dia de atividades foi finalizado com a roda de conversa “A diversidade no ensino superior: o NUADE na Unifesspa”. A ação, promovida pela Mucanpa, foi mediada pelo professor Jerônimo Silva, coordenador geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Unifesspa.
Para o chefe do Departamento de Cultura, Sandrinho Brito, o evento “permitiu mostrar à comunidade as diversas atividades culturais desenvolvidas no Centro e apresentar grandes talentos, tanto na música, como na moda, na dança”, disse.
Já na noite do dia 10, a Mucanpa levou para o Centro Cultural os cantores e compositores inscritos para Santana do Araguaia. Entre eles, João Pedro Ferreira, 71 anos, inscrito para música e poesia. João é reconhecido por suas muitas composições musicais e poéticas desenvolvidas, na maioria das vezes, com base em fatos históricos e sociais de grandes repercussões.
Quem também se apresentou foi o cantor gospel Ezequias Garcia. Ele escolheu a canção “Pra Te Adorar”, material de seu CD. “Foi um momento de muita emoção para mim. Essa canção retrata tudo aquilo que eu desejo ser e faz parte deste álbum que já apresentei em cidades do Pará e do Mato Grosso”, ressaltou o cantor. Se apresentaram ainda os artistas Manoel Roberto Gonçalves Freitas, Elveciane Lima, Aylla Reis e Dan Nascimento.
O cantor marabaense Jorginho Ropha encerrou as atividades culturais com um show de músicas regionais. “O fim de semana cultural em Santana do Araguaia foi bem proveitoso. Foi gratificante ver a comunidade empenhada na realização do CultCid e da Mucanpa. Essa integração engrandeceu o evento e os artistas locais que se apresentaram”, disse Evaldo Gomes Júnior, diretor de Ação Intercultural da Proex, responsável pela Mucanpa.
Redes Sociais