Pibid: Encontro promove reflexões acerca da iniciação à docência no sul e sudeste paraense
Professores, alunos e comunidade acadêmica se reuniram no último dia 27, para tratar enfoques e perspectivas da iniciação à docência na região sul e sudeste do Pará, no I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O evento foi realizado no auditório da unidade I, em Marabá, e teve 170 inscritos.
O encontro objetivou monitorar as primeiras ações desenvolvidas pelo programa, além de promover o compartilhamento de experiências e reflexões sobre as primeiras experiências e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e contribuir para o aprimoramento da Educação. Ao longo do projeto, que tem duração de 18 meses, a contar de agosto de 2018, ainda serão realizados dois outros encontros.
A diretora de planejamento e projetos educacionais, Eumar Coelho, uma das organizadoras do evento, classificou a iniciativa como de suma importância para a consolidação do Pibid/Unifesspa. “O encontro serviu para compartilhar as primeiras impressões do ambiente escolar onde os subprojetos serão desenvolvidos, além de fortalecer a ideia de pertencimento a esse programa inédito na Unifesspa, além de compartilhar os sucessos e incertezas desta primeira etapa do projeto”, ponderou.
O chefe da divisão de projetos educacionais, Gilmar Ramos da Silva, destacou que “os depoimentos de professores do ensino superior, do ensino básico e de discentes da graduação envolvidos no projeto evidenciaram que o encontro propiciou um momento de reflexão sobre as ações através da troca de experiências. Esta é uma questão importantíssima, pois abre possibilidades ricas nas ações futuras”.
Pibid Unifesspa
De acordo com Eumar Coelho, o Pibid/Unifesspa ainda está na fase inicial das ações, mais propriamente dita “fase de ambientação” e a imersão no ambiente escolar ocorrerá de fato nos meses de janeiro a dezembro de 2019, onde será possível apresentar resultados mais concretos.
Além das bolsas concedidas pelo Programa Pibid/CAPES (104 bolsas ID), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em sua contrapartida, lançou o Edital 013/2018, do Subprograma Pibid Unifesspa, através do qual concedeu bolsas a 56 discentes da graduação para o desenvolvimento de ações voltadas ao atendimento dos objetivos da Política Nacional de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação.
Redes Sociais