Extensão universitária é tema de roda de conversa realizada na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 08h55
  • Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 08h58

Roda 1"A Extensão Universitária como Princípio de Aprendizagem" foi o tema da roda de conversa promovida pelos professores do curso de economia da Unifesspa Daniel Silva e Giliad Souza. O tema abordado é o mesmo do livro organizado pelo professor Luiz Síveres, da Universidade Católica de Brasília (UCB), usado para discutir os princípios da extensão e as experiências extensionistas relatadas pelos presentes.

A atividade foi realizada no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar) e contou com a presença dos bolsistas de extensão de projetos dos professores organizadores do evento e de outros projetos aprovados para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) que iniciaram suas ações neste mês.

Jéssica Costa é bolsista de extensão pela primeira vez e sob a coordenação do professor Daniel Silva participará do projeto “Apoio para o Planejamento e Execução de Projetos na Associação Indígena Porékron”. “Confesso que estou ansiosa pelo trabalho que vem pela frente. No início, o professor Daniel precisou tranquilizar-me porque eu achei que era muita responsabilidade para uma caloura, mas com o entendimento do projeto e na leitura deste texto, minha ansiedade está naquilo que vou agregar tanto na comunidade que iremos contribuir, quanto no impacto que essa ação trará para a minha formação Roda 2acadêmica”, ressaltou a estudante de economia.

“O ponto fundamental dessa atividade é entender que a prática extensionista nasce a partir da reflexão do que é extensão, principalmente aos estudantes que farão parte desse projeto. Nosso objetivo é o apoio à Associação Porékron, do povo Xikrin, no uso da “verba mensal” repassada pela Vale. Mas, não podemos fazer a ação simplesmente pela técnica aprendida no curso de Economia, mas inseri-la numa reflexão mais ampla: a economia amazônica, a questão indígena e os impactos que os grandes projetos trazem a essa população”, disse o professor Daniel Silva que, junto com o grupo, escolheu para discussão da próxima roda de conversa a questão indígena.

Quem também participou da atividade foi o estudante de economia Rowan Veras que tem experiência nas atividades de extensão da Unifesspa tanto como bolsista como voluntário, há pelo menos três anos. Como mediador da roda de conversa, abordou a extensão, o exercício da cidadania e o compromisso social da universidade.

“A partir da minha experiência extensionista, acredito que ainda têm muitos estudantes que são presos ao que se aprende na sala de aula e acabam não participando das atividades de extensão. No entanto, é por meio dela que conseguimos ter aproximação com as pessoas, ter a socialização do saber, compreendemos a realidade em que vivemos e de como podemos contribuir com a sociedade”, disse Rowan.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, professor Diego Macedo, que participou da roda de conversa, estes momentos de reflexão sobre o papel da extensão universitária contribuem para o seu fortalecimento na universidade. “O debate sobre extensão por estudantes, técnicos e professores de forma aberta à comunidade, como essa realizada pelo Daniel e Giliad hoje, deve servir como exemplo para que outros programas e projetos também fomentem essa discussão e reflitam sobre as práticas extensionistas realizadas por todos nós. Essa é nossa meta para 2019: discutir a extensão no decorrer do ano para que consigamos realizar um bom fórum de extensão que já está programado para ocorrer em setembro”, disse Diego Macedo.