Laboratório de ensino de História da Unifesspa realiza oficina de produção audiovisual
Discutir o registro audiovisual como possibilidade de fonte de pesquisa e para a produção audiovisual. Foi com esse objetivo que foi realizada mês passado, a oficina “Novas tecnologias para a pesquisa: um olhar para a fonte documental e a produção de audiovisual”.
O evento reuniu discentes do curso de História e abordou aspectos da produção da imagem com atenção para técnicas e uso de equipamentos.
Com carga horária de 10h, a oficina teve como instrutores os professores Rita de Cássia Pereira da Costa e Cristiano Bento da Silva. A iniciativa é do Laboratório de Ensino, Extensão e Pesquisa em História (LEEPH) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
A oficina também tematizou o uso do audiovisual em processo de pesquisa tendo como aporte experiências da produção dos documentários Akrãtikatêjê (2015), Akrãtikatêjê e os Cantos Gavião (2016) e Terra é Vida (2018). Fez apontamentos sobre edição, organização de arquivo enquanto acervo de pesquisa e da comunidade.
Com apresentação e demonstração de manuseio do programa de edição, a capacitação oportunizou diálogos de experiências na produção audiovisual entre os participantes, utilizando fontes fílmicas e a exibição de audiovisual como contribuição para as discussões.
Redes Sociais