Consun aprova marca da Unifesspa; Apresentação à comunidade acontecerá ainda em fevereiro
Será apresentada, nas próximas semanas, a identidade visual da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O Conselho Universitário (Consun) aprovou, na última quinta-feira (31), a marca da universidade.
Após um ano de extensa pesquisa técnica e testes de aplicação, a comissão responsável pela elaboração da marca chegou a uma proposta final, que fortalece a unidade dos princípios e a pluralidade da Instituição.
A logo recém-aprovada surge num importante momento de afirmação da Unifesspa como instituição promotora do desenvolvimento regional e expressa as transformações vividas pela universidade e pela sociedade do sul e sudeste paraense.
A universidade cresceu e se consolidou em toda a região, oferecendo ensino superior gratuito e de qualidade para quase 5 mil alunos de 40 cursos e graduação e de 19 programas de pós-graduação (especialização, mestrados e doutorados), além das atividades de pesquisa e extensão. São, ainda, mais de 700 servidores, entre docentes e técnicos, empenhados na construção dessa universidade que é nova e precisava de uma marca que a identificasse.
A Unifesspa vai promover o lançamento oficial e a expectativa é que sejam realizados diversos eventos para apresentar a marca e seu conceito à comunidade acadêmica. Um manual contendo todas a orientações sobre o uso da marca será formatado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e disponibilizado ao público.
Conceito da marca
A marca da Unifesspa apresenta elementos da Amazônia paraense, com forte referência às castanheiras, ao verde das florestas e à sinuosidade dos rios que cortam as cidades onde a Unifesspa está presente. Ela reforça o sentimento de unidade dos segmentos que compõem a comunidade universitária, de pertencimento, de diálogo e de fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a marca também faz alusão à chama do conhecimento e a mãos que acolhem a diversidade da nossa comunidade e sociedade.
A proposta da marca foi apresentada ao Consun pelos professores José Marcos Cavalcanti, Alexandre Silva dos Santos e pelo técnico-administrativo Charles Pitter, membros da comissão responsável pela elaboração da marca. Os conselheiros puderam conhecer os detalhes da criação, desde a concepção inicial até os detalhes técnicos da escolha das cores e símbolos que compõe a identidade visual.
O resultou surgiu após pesquisas iconográficas sobre elementos relacionados à Amazônia, ao Pará e às cidades onde a Unifesspa está presente. A identidade visual será utilizada em materiais de papelaria, de divulgação institucional, documentos oficiais, sinalização, portais oficiais da instituição, vestuário, entre outros.
Também integraram a Comissão responsável pela elaboração da marca Unifesspa os servidores: Amilton Damas de Oliveira (Illa), Cinthya Marques do Nascimento (Illa), José Marcos Cavalcanti, Alexandre Silva dos Santos (Alixa), Charles Pitter, Dorys Liliana Rivarola de Costa de Oliveira (Ascom), José Maria Teixeira da Costa Júnior (Illa), Lucas França Rolim (Sinfra) e Manoel de Sousa da Silva Júnior (Gabiente da Reitoria).
Redes Sociais