Orçamento da Unifesspa é aprovado em reunião do Conselho Superior de Administração

• Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h31
  • Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h50
  • Acessos: 2098

Destaque ConsadA primeira reunião do Conselho Superior de Administração da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi realizada na manhã do último dia (30) no Miniauditório do PDTSA, na Unidade III do campus de Marabá e contou com a presença dos conselheiros, além do presidente e reitor Maurílio Monteiro.

Na pauta da reunião do Consad estavam a aprovação do Plano de Auditoria Interna (Paint), o Orçamento deste ano e o calendário administrativo da Unifesspa.

O Paint que terá duração entre o período de 02 de janeiro a 31 de dezembro deste ano foi aprovado por todos os conselheiros do Consad. Ele busca o fortalecimento da gestão agregando valor, além de contribuir com o atingimento das metas institucionais.

A auditora interna da Unifesspa Júlia Silva de Paulo aproveitou a oportunidade para explicitar ações da Auditoria Interna, destacando o cumprimento pela Universidade de todas as normas da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro disse que envidou todos os esforços para ampliar o orçamento da Unifesspa e ressaltou que isso pode ocorrer por emenda de bancada, individual e emenda do relator. Nesse processo de busca de recursos, o reitor argumentou que 3 milhões vêm pelo Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) e que 7 milhões foram conseguidos através de deputados federais que destinaram à Unifesspa.

Entre esses recursos estão os que foram destinados à construção no início do mês de janeiro da sede própria dos campi de Santana do Araguaia (IEA) e São Félix do Xingu (IEX).

Orçamento

A Lei de Orçamento Anual da Unifesspa (LOA) compreende as somas das despesas com pessoal (89.481.955,00), custeio (24.364.418,00) e capital (9.559.314,00) e está em R$ 123.405,687 (cento e vinte e três milhões, quatrocentos e cinco mil e seiscentos e oitenta e sete reais).

O secretário de Planejamento da Unifesspa Rogério Souza Marinho em sua apresentação sobre o orçamento de capital da instituição destacou que R$ 4.685.000,00 (quatro milhões e seiscentos e oitenta e cinco mil reais) foram distribuídos para aquisição de equipamentos para os cursos em avaliação, obras (Restaurante Universitário e outras em andamento), aos Institutos, aquisição de livros para os cursos de graduação e pós-graduação, além da aquisição do software para gestão do DataCenter.Consad 0008

Mostrou que a Unifesspa teve uma pequena evolução orçamentária quanto ao custeio de suas despesas se comparada ao ano de 2015. Em 2015, o valor do custeio era de 22.569.104,00 (vinte e dois milhões quinhentos e sessenta e nove mil, cento e quatro reais) e que atualmente a Unifesspa possui 24.364.418,00 (vinte e quatro milhões trezentos e sessenta e quatro mil e quatrocentos e dezoito reais).

Monteiro observou que a Unifesspa está com seu orçamento praticamente congelado quanto ao custeio ao longo desses 4 anos, mas que continua expandindo seus cursos de graduação e pós-graduação, além de obras espalhadas em todas as unidades e ressaltou ainda que este ano vai ‘correr atrás’ de mais vagas para a Universidade.

Cortes

Ele destacou ainda que todos as unidades da Unifesspa sofreram cortes. A Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, por exemplo, está com pouco mais de R$ 675 mil reais para gerir inclusive os Programas de Pós-Graduações da instituição. A secretaria de Infraestrutura (Sinfra) tem o desafio de desenvolver as atividades da pasta com pouco mais de R$ 11 milhões quando vai necessitar de R$ 15 milhões para cumprir todas as metas.

As 18 maiores despesas da Unifesspa e elas incluem energia, serviços de vigilância armada, limpeza e conservação, combustível, apoio e manutenção de frotas, monitorias, manutenção da rede lógica, entre outros, já chegam a R$ 20 milhões de reais.

Calendário Administrativo

O Calendário Administrativo do ano de 2019 da Unifesspa também foi aprovado por unanimidade, sendo incluído apenas um ponto facultativo no dia 21 de junho (sexta-feira), tendo em vista que dia 20 é dia de Corpus Christi (feriado nacional).