Unifesspa promove palestra sobre planejamento urbano e regional
Debater os desafios do planejamento urbano e as perspectivas oferecidas ao cursar uma pós-graduação. Foi com essa proposta que alunos, servidores e comunidade local se reuniram para acompanhar a palestra do coordenador da área de planejamento e desenvolvimento urbano da Capes, professor Clóvis Ultramari.
Realizada ontem, na unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a palestra marca o início das atividades do programa de pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGDAM), aprovado pela Capes no final ano passado.
O palestrante Ultramari afirmou que o objetivo da palestra é mostrar aos estudantes as possibilidades da pós-graduação e seus desafios. Já sobre o tema planejamento urbano, a intenção foi levantar questões que contribuam para produção de conhecimento, dando mais capacidade crítica à população sobre as políticas públicas existentes e as que precisam ser implantadas.
Para o estudante do 7º período de economia, Rowan Veras, a palestra ajudou a entender um pouco mais como funciona um programa de pós-graduação. “Sempre tive vontade de seguir além da graduação, por entender ser uma exigência e um diferencial no mercado. Esse curso de desenvolvimento urbano que vai abrir agora ajudará, principalmente, os alunos da região que não podem sair para estudar fora”, ressaltou.
O coordenador do PPGDAM, professor Rafael Gonçalves, destacou que o programa ainda está em processo de implantação e que em breve deverá ser lançado o edital de seleção. “Na nossa região o planejamento e o desenvolvimento são palavres chaves para a gente não só entender nossos problemas, mas tentar resolvê-los com alternativas, programas, políticas públicas que possibilitem alternativas para a população”, disse.
Cindy Stella Fernandes, Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), ressaltou a satisfação em receber eventos desse porte e destacou o vasto campo de pesquisa que a região em que a Unifesspa está inserida tem para ser estudada.
Para a professora, mesmo sendo uma universidade nova, a Unifesspa já conta com um bom número de programas de pós-graduação em áreas de grande relevância. “Em 2019 queremos submeter mais propostas, com foco também nos campi fora de sede. Já temos três propostas para Xinguara, Rondon do Pará e Santana do Araguaia e estamos trabalhando em novas outras. Além de novos programas, a Propit também quer trazer pesquisadores externos para dialogar com a comunidade”, ressaltou.
Redes Sociais