Cinefront 2019 abre inscrições para exibição de documentário e filmes de curta e longa-metragem
A 5ª edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) abre inscrições para exibição de documentário e filmes de curta e longa-metragem em sua programação, no período de 14 de fevereiro a 15 de março de 2019, conforme Regulamento.
Poderão inscrever trabalhos no V FIA Cinefront: estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados e servidores docentes e técnico-administrativos da Unifesspa; e membros da comunidade externa, maiores de 18 anos. De forma gratuita, os interessados devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site da Proex, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Serão aceitas produções autorais realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção, em formato de arquivo digital de, no mínimo 720p de resolução, desde que não tenham sido exibidas em edições anteriores do FIA Cine Front.
A seleção das obras para compor o acervo da 5ª edição do FIA Cine Front será realizada pela Curadoria do Festival, composta por membros com conhecimentos técnicos necessários e reconhecida experiência em audiovisual. O resultado final, no dia 30 de março de 2019, será divulgado nos canais de comunicação da Proex e da Unifesspa.
O Festival será realizado nos municípios de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Rondon do Pará, Marabá e em outras cidades da Região Amazônica, como Lima (Peru) e em demais localidades que serão posteriormente agendadas, no período 12 e 18 de abril de 2019, em parceria com os campi da Unifesspa, com a Universidad Catolica del Peru e apoio dos movimentos sociais e de organizações locais.
FIA CINEFRONT
O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão a Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com movimentos sociais, com outras universidades e com a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá. A programação inclui sessões gratuitas de cinema e debate sobre as obras cinematográficas exibidas que abordam a realidade de regiões consideradas periféricas, de fronteiras, como a Amazônia.
Realizado no mês de abril, por ocasião da semana da luta pela terra, o FIA Cinefront, ao longo das suas quatro edições, já exibiu mais de 50 produções em mais de 130 sessões, atingindo um público de cerca de 8 mil expectadores, estendendo-se para além da cidade de Marabá e das cidades em que a Unifesspa tem campus instalado, no Acampamento da Juventude Sem Terra e comunidades indígenas, assim como em outras regiões brasileiras e outros países, como Peru e Alemanha, consolidando-se como uma das principais ações culturais, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa.
O Festival surgiu como mostra de denúncia das consequências dos processos de “desenvolvimento” pautados por interesses econômicos e políticos vindos dos “centros capitalistas”, que se sustentam na exploração dos recursos naturais e da força de trabalho da população que vive na fronteira, gerando violências de todos os tipos e degradação humana e ecológica.
Mais que denuncia, o Festival expõe por meio da imagem, da fala e do fazer cinematográfico que se produz desde a fronteira, a dinâmica social própria que envolve vida, trabalho, cultura, modos singulares de existir, de se organizar politicamente e de se relacionar com o mundo e com o meio em que se vive, independentemente daquilo que é engendrado pelos interesses dos chamados “centros”. Assim, o festival se coloca também como momento de celebrar as lutas sociais e a re-existência popular que fazem da fronteira, front de batalha por direitos, igualdade, justiça e dignidade.
____
Serviço:
FIA Cinefront 2019
Período de inscrições via e-mail: 14 de fevereiro a 15 de março de 2019
Confira o Regulamento e a Ficha de Inscrição
Redes Sociais