Inauguração da Usina Fotovoltaica do campus de Rondon do Pará acontece nesta sexta-feira

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 09h04
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 15h39

Energia solar 4

Será realizada nesta sexta-feira (29) a cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Rondon do Pará. A cerimônia terá início às 10h e acontecerá no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Vão participar da cerimônia o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro; o deputado federal Airton Faleiro; o deputado estadual Dirceu Ten Caten; o prefeito de Rondon, Arnaldo Rocha; o presidente da Câmara Municipal, vereador Diego Dias; e o ex-deputado federal Zé Geraldo; além de representantes da administração superior da Unifesspa.

Na oportunidade, será feita a exposição técnica sobre os painéis fotovoltaicos, destacando os benefícios para a comunidade. A energia solar fotovoltaica é uma energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Com grande potencial de captação no Brasil, esse tipo de energia tem custo de geração bem inferior aos demais tipos convencionais de energia.

A Unifesspa adquiriu 5 Usinas de Geração de Energia Solar que são um conjunto de placas (painéis fotovoltaicos interligados que vão gerar energia) que começaram a ser instaladas no início do ano. Além de Rondon do Pará, o campus de Xinguara ganhará também uma usina. Na sede estão sendo instaladas 2 na Unidade II sendo distribuídas no prédio de 4 pavimentos e no Galpão de Laboratórios e a outra no prédio de 4 pavimentos da Unidade III.

Energia solar 1

Os recursos para aquisição das Usinas de Energia Solar são provenientes de emenda da bancada federal paraense, contando com indicações do senador Paulo Rocha para as ações em Marabá e do então deputado federal Zé Geraldo para as ações nos municípios de Xinguara e Rondon do Pará.

A partir da produção de energia solar fotovoltaica, a Unifesspa vai poder vender energia para a própria concessionária do estado – a Celpa, num sistema interligado a rede. A Unifesspa investiu R$ 737.980,00 (setecentos e trinta e sete mil, novecentos e oitenta reais) na aquisição dessas Usinas de Geração de Energia Solar que possuem 30 anos de vida útil.