Campus de Santana do Araguaia integra programa POTI do IMPA

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 09h54
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 09h55

Poti 1O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e objetiva melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olímpiadas OBMEP e OBM, seja por meio de polos presenciais ou virtual.

Este ano de 2019, o Campus de Santana do Araguaia da Unifesspa passou a integrar os polos presenciais do IMPA, com a oferta de treinamento intensivo preparatório paras alunos da rede pública matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Nas atividades do Poti são abordadas e categorizadas as grandes áreas da matemática que permeiam as olimpíadas, a saber, álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números. Nesse programa, o professor entra como um mediador e incentivador da aprendizagem, instigando a curiosidade dos educandos por meio de aulas de treinamento, mostrando como frequentemente os temas são abordados nas competições, auxiliando assim na construção de suas estratégias de soluções e contribuindo com o desenvolvimento do raciocínio lógico e da habilidade intelectual dos alunos.

Poti 2Ao todo, o Poti acontece presencialmente em 80 municípios do Brasil, sendo 9 na região Norte e 5 deles no Pará. O polo de Santana do Araguaia está sob coordenação do Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia e conta com a colaboração da Profª. Drª. Cecília Orellana Castro e dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Ruan Lion Costa de Souza, Denise Garcia Kozlowski Peixoto e Rafaela Menezes Braga.

As aulas acontecem aos sábados, no período de 8h às 12 horas, nas dependências do Campus. Mais informações podem ser acessadas no site do programa, onde também funciona o Polo Virtual, ou no site do polo de Santana do Araguaia.

OBMEP e OBM

O IMPA é um Instituto de Pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). É uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de pesquisa matemática no mundo.

A Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do MEC e MCTIC. Teve início em 2005 e objetiva estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

A Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional para estudantes dos ensinos fundamental II, médio e universitário das instituições públicas e privadas. É organizada pela parceria entre o IMPA e a SBM.