Unifesspa de Todos Nós: Comunidade acadêmica do campus de Xinguara apresenta demandas à reitoria

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 10h27
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 08h39

UDTN Xinguara

Em mais uma edição do programa institucional “Unifesspa de Todos Nós”, a comunidade acadêmica do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) pôde debater as principais questões e caminhos para a melhoria do campus de Xinguara.

O Reitor da Unifesspa, prof. Maurílio de Abreu Monteiro, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos, destacando que a ideia do encontro é promover um fórum informal e aproximar servidores e setores da Instituição. Antes de abrir as inscrições para ouvir as demandas da comunidade, Monteiro fez uma apresentação sobre os impactos dos cortes orçamentários das despesas não obrigatórias para as instituições federais. Essas despesas são referentes aos custos de energia, limpeza, segurança, manuetenção, entre outras.

Contrariamente ao crescimento da Unifesspa, os repasses veem caindo nos últimos anos. Segundo estimativas do Conselho de Administração (Consad) da universidade, está previsto um déficit de mais de R$ 4 milhões em despesas de custeio para o este ano. O reitor garantiu que continuará em busca de alternativas junto ao MEC para sanar esse déficit, que ainda pode aumentar.

Logo após, os servidores que compõem a administração superior da universidade se apresentaram, explicando suas atribuições e quais os telefones e-mail de contato, visando abrir um caminho de comunicação mais rápido e eficiente.

UDTN Xinguara3O diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTIC), Vitor de Castro, informou que a partir de agora as solicitações de serviço de infraestrutura serão feitas via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). A medida visa desburocratizar e dar mais celeridade aos processos.

Entre os principais levantamentos feitos pela comunidade, a necessidade eventos esportivos e recreativos, moradia estudantil, espaço para alimentação e reprografia, apoio psicopedagógico, rota de ônibus universitária e algumas melhorias na infraestrutura.

Segundo a acadêmica do 2º período de História, Jéssica Ravena o encontro serviu para esclarecer dúvidas e falar sobre as necessidades dos alunos. “Acredito que quando há essa troca de informações, há uma melhora maior. Eu tenho percebido que eles [administração] ouvem, levam adiante nossas demandas e trazem uma resposta. Isso é muito importante”, disse.