Artes Visuais: Curso nota 5 no MEC forma seus primeiros profissionais

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 08h45
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 15h52

Form Artes Visuais Letras 0032

Ocorreu no último dia 21, em Marabá, a cerimônia coletiva de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e de Letras/Inglês do Instituto de Letras e Linguística (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). São novos profissionais que a região sul e sudeste do Pará ganha para contribuir com o desenvolvimento e melhoria na educação.

Acompanhada por familiares, alunos e professores, a cerimônia ficou marcada por ter a primeira turma de artes visuais a receber a outorga de grau. Com muita festa e alegria, a licenciatura, que teve início em 2014, formou seus primeiros seis alunos.

Vale lembrar que o curso de Artes Visuais da Unifesspa foi avaliado com nota máxima, numa escala conceitual de 1 até 5, pelo Ministério da Educação (MEC), no final de 2017. Essa nota baseia-se na verificação de três quesitos essenciais: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura disponibilizada pela Unifesspa. O curso foi muito bem avaliado em todos os aspectos.

Segundo o diretor do ILLA, Prof. Alexandre Silva dos Santos Filho, existe uma carência e demanda muito grande na região por profissionais das artes e a Unifesspa se destaca por ofertar esse ensino no interior do norte do país. “Há uma necessidade de professores para as escolas, uma vez que parte dos atuais profissionais não possui formação específica na área das artes”. Alixa, como é conhecido, foi um dos homenageados da noite.

O professor destacou ainda que a arte tem importante papel na formação da personalidade dos indivíduos, dos povos e das culturas. “A partir do momento que formamos professores para o mercado, nós estamos abrimos a possibilidade de uma melhor formação humana”, ressaltou.

Form Artes Visuais Letras 0310Além do professor Alixa, outros professores também receberam homenagens dos formandos. A turma de Letras Inglês homenageou Dirlenvalder Loyolla, professor que deu nome a turma. Os docentes Silva Helena dos Santos, Amilton de Oliveira, Hélio Rezende e José Marcos Cavalcanti e o técnico-administrativo Othon Sousa Júnior também receberam homenagens.

Mesa Solene

Presidida pelo Magnífico reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, a solenidade contou com a participação do diretor do Instituto de Linguística, Letras e Artes, prof. Dr. Alexandre da Silva dos Santos Filho; da diretora da Faculdade de Artes Visuais, a Prof.ª Drª. Cinthya Marques do Nascimento; do diretor da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução, Prof. Dr. Francisco de Fátima da Silva; dos paraninfos da turma de Artes Visuais, Prof. Dr. Gil Vieira Costa e da turma de Letras Inglês, Prof. Dr. Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.

Curso de Artes Visuais

Criado em 17 de setembro de 2013, o curso de Licenciatura em Artes Visuais teve início no dia 25 de agosto do seguinte ano, sendo ofertado na modalidade presencial. O funcionamento do curso é vespertino ou noturno, no período extensivo, com oferta de trinta vagas anuais e regime acadêmico seriado. Com carga horária de 3.400 horas, o curso tem duração mínima de quatro anos (ou oito semestres) e máxima de seis anos (ou doze semestres).

Form Artes Visuais Letras 0136