Seminário de Assistência Estudantil reúne a comunidade acadêmica da Unifesspa em Xinguara

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 16h34
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 16h36

Seminário de Extensão Xinguara 1“Diálogos sobre a Política de Assistência Estudantil” foi o tema da mesa-redonda do Seminário de Assistência Estudantil em Xinguara, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, na manhã desta quarta, 27 de março. O cerne das temáticas apresentadas pelos participantes da mesa foi o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que rege essa política nas instituições federais e como ela é executada na Unifesspa.

O assistente social Elino Benício, chefe da Divisão que atende a estas demandas na Unifesspa, reforçou o PNAES enquanto direito. “A principal luta é que esse programa se institucionalize enquanto política de assistência estudantil para garantir sua permanência e recursos suficientes independente de governo”, ressaltou Elino.

Os programas aos estudantes da Unifesspa foram apresentados pela assistente social Valdelina Queiroz, coordenadora de Assistência Estudantil. “É imprescindível que os estudantes estejam atentos às publicações de editais de seleção. É por meio deles que terão acesso aos auxílios de permanência, moradia, creche, transporte, para Pessoa com Deficiência e o emergencial”, pontuou Valdelina.

O professor Daniel Nogueira, da Divisão de Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, destacou que para além dos auxílios ofertados, outras áreas também são atendidas pelo PNAES, como Monitoria, Apoio ao Discente Ingressante dentre outros programas voltados ao ensino. “A assistência estudantil não é dar dinheiro. Ela é um direito que auxilia aos estudantes que recebem, mas que é possível expandir o apoio quando um bolsista de monitoria, por exemplo, contribui com a vida acadêmica do outro colega”, disse o professor.Seminário de Extensão Xinguara 3

A voz dos estudantes na mesa foi do aluno de História Rafael Nogueira. Integrante do Centro Acadêmico do curso, explicou aos presentes que buscam a mobilização dos discentes em torno de todos os programas ofertados pela Unifesspa. “Eventos como esse são momentos para nós estudantes entendermos o funcionamento da Unifesspa e sabermos quais políticas de permanência estão ofertadas. É uma felicidade entrar no ensino superior, mas precisamos nos organizar, mobilizar e cobrar garantias de condições para estudar e concluir o curso”, destacou Nogueira.

Para encerrar a mesa, o diretor de Assistência e Integração Estudantil Fábio Ribeiro, apresentou dados do Perfil Socioeconômico dos Graduandos da Unifesspa e de como os recursos para ações estudantis são executados. Desde 2017, o orçamento da assistência estudantil permanece em torno de 4,5 milhões, utilizando 86% para bolsas e auxílios e 14% destinados a arte e cultura, integração e transporte, de acordo com os dados apresentados pelo Perfil.

Durante o debate, diversas dúvidas dos estudantes foram apresentadas. Sobre o prazo de inscrições, a assistente social Valdelina Queiroz reforçou que para estudantes de cursos regulares e intervalares, o período é de pelo menos 40 dias e serão realizadas visitas nos campi pela equipe no mês de junho, para dúvidas sobre o edital para 2019. As inscrições na modalidade emergencial, no entanto, têm o prazo de 5 dias já que a intenção do auxílio é que o estudante receba no mês seguinte à solicitação.

Também esteve no debate os critérios de seleção. “Ao final do edital de seleção estão os indicadores de análise como vínculo empregatício e social da família do estudante, renda, forma de ingresso, pautados de forma nacional e os instituídos pela Unifesspa como trabalho e situações agravantes de vulnerabilidade. Esses critérios geram pontuações, estabelecendo um ranking entre os estudantes. No entanto, só podemos analisar de forma geral se o candidato enviar comprovantes de todos os requisitos para cada modalidade”, ressaltou Elino Benício.

Ana Paula dos Santos perguntou sobre a renovação de assistência estudantil. A estudante de Salinópolis cursa História no IETU desde 2016 e tem permanecido em Xinguara com apoio de bolsa e auxílio estudantil. “Sou filha de mãe solteira, de baixa renda e não tinha perspectiva de ingressar no ensino superior. A Política de Assistência Estudantil tem sido minha principal fonte de manutenção”, falou a estudante.

De acordo com o assistente social Elino Benício, há garantia de cota para renovação e, aos que concluem o curso no período do edital regular, devem solicitar o emergencial, que tem fluxo contínuo. Para as demais orientações, o professor Fábio Araújo reforçou todos os canais de comunicação com a Proex desde o telefone até as mídias sociais.

“Nós ficamos felizes com a participação de vocês nos dois seminários. O campus foi pensado e é sustentado com uma única finalidade: formá-los humanística e profissionalmente. É também responsabilidade de vocês a mobilização para mudar tudo o que conversamos hoje, se não estiver de acordo com a realidade que vivem, porque isso aqui é de vocês e para vocês”, concluiu Fábio Araújo.Seminário de Extensão Xinguara 2