Rede de Saberes une Escola e Unifesspa em São Félix do Xingu

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 09h19
  • Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 09h20

Rede de Saberes 1Em São Félix do Xingu, a Escola Carmina Gomes abriu suas portas para receber a Unifesspa em uma tarde de diálogo no último dia 29 de março. A Rede de Saberes “Unifesspa & Educação Básica” tem o objetivo de desenvolver um conjunto de atividades como estratégia de fortalecimento de interação entre escola e universidade.

Em uma mesa-redonda intitulada “Universidade & Educação Básica: desafios para a construção de uma rede de saberes” envolveu a Rede Municipal de Ensino e servidores da Unifesspa. A primeira fala foi de Claudiana Guido, pedagoga e atual coordenadora de Cultura da Universidade.

“Estou feliz em voltar à escola em que estudei para contribuir com a melhoria do ensino. Esperamos que esse seja o primeiro dos muitos momentos em que possamos construir juntos a formação dos professores, criação de práticas inovadoras e de materiais didáticos adequados à realidade de São Félix do Xingu”, disse Claudiana.

Para representar a Escola Carmina Gomes, única instituição pública de ensino médio na cidade, participaram da mesa as professoras Maria Nazaré e Helena. De acordo com elas, é preciso criar estratégias de divulgação e motivação para o ensino superior. “Vejo os estagiários aqui na escola que já foram meus alunos e hoje estão na Unifesspa. Amanhã, serão meus colegas de trabalho. É preciso que essa possibilidade seja vislumbrada pelos nossos jovens”, disse Maria Nazaré, diretora da escola.

Rafael Romão, da rede fundamental de ensino no Município, elencou possíveis áreas de atuação da Unifesspa na educação básica. “Precisamos de estudos que nos ajudem a entender a realidade social dos nossos alunos, capacitar os professores para a educação indígena, fomentar o desenvolvimento sustentável com ribeirinhos, pescadores e famílias rurais. Precisamos juntos pensar coisas revolucionárias para mudar a nossa realidade”, destacou Romão.Rede de Saberes 2

Alexo Barros, secretário municipal de Educação, apresentou uma canção autoral sobre a juventude para iniciar sua fala na Rede de Saberes. “O Pará e o município tiveram uma nota péssima no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e é importante esse momento para uma rede de saberes com a Universidade que possibilite a melhoria no nosso ensino. As políticas públicas se mostram fadadas por meio desses índices e eles sustentam a possibilidade de privatização. Se não tomarmos consciência disso, você não, mas seu próximo colega poderá ter que pagar por um ensino que é direito público”, disse o secretário.

Os professores de Letras Português e Biologia no Instituto de Estudos do Xingu (IEX), Luciana Ataíde e José Nazareno, respectivamente, ressaltaram como tem sido a relação com a educação básica, por meio de projetos e estágio de campo. “Como professora de formação docente, temos trabalhado atentos no que permeia a construção da relação estudante-escola tanto para o entendimento do processo ensino-aprendizagem como para entender as questões relativas à melhoria da qualidade do ensino na região”, destacou Luciana.

Após a exposição dos componentes da mesa-redonda, uma conversa com os presentes trouxe diversos desafios e possibilidades de ação. A diretora da escola apontou à necessidade de atualização aos professores. O professor Paulo Vieira ressaltou a capacidade intelectual dos estudantes e, por isso, sua fala foi de motivação, usando como exemplo os discentes da Unifesspa, oriundos da escola.

O secretário de educação destacou dois pontos: a formação específica do professor que atua nas aldeias e o fortalecimento das atividades culturais. Nesse sentido, além do festival de quadrilha que promoverá a competição entre as escolas, a secretaria também irá aproveitar o espaço da Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa) da Unifesspa para incentivar a composição de canções. “Assim, de forma multidisciplinar, o aluno poderá desenvolver a capacidade redacional de escrever uma música, mas regional, onde se canta a beleza de São Félix do Xingu, cantando sua gente, sua natureza”, concluiu o secretário.

Rede de Saberes 3Os professores Fábio Araújo e Daniel Nogueira fizeram a apresentação dos mais de 40 cursos da Unifesspa. De forma dinâmica, eles envolveram os estudantes de ensino médio comentando sobre todos as opções de graduação e tirando dúvidas sobre as áreas de atuação.

Para celebrar, música, dança e uma peça teatral realizada pelos estudantes da Casa Familiar Rural envolveram todos os participantes dos Seminários Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil e da Rede de Saberes em uma atividade cultural na quadra da Praça Céus, com apoio da secretaria de Cultura do município.

Elaine Dias avaliou como positivos os dois dias de atividades no município. “Vimos por meio dos projetos e discussões levantadas, o fortalecimento do IEX no engajamento dos estudantes e servidores nos eventos e nas parcerias com a rede de educação no município. Envolvemos ensino fundamental, médio e superior em uma grande articulação de ensino, pesquisa e extensão”, disse a diretora do IEX.

As próximas ações da Proex fora de sede serão nos dias 9 e 10 de maio em Rondon do Pará e 30 e 31 de maio em Santana do Araguaia.