Estudantes de escola pública de Xinguara participam da Rede de Saberes na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 09h34
  • Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 09h35

Rede de Saberes Xinguara 1A Rede de Saberes “Unifesspa & Educação Básica” foi realizada em Xinguara, no último dia (27), e reuniu estudantes, professores e gestores da Escola Pedro Mota, no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU).

Com a temática “Universidade e a Educação Básica: desafios para a construção de uma rede de saberes”, uma mesa-redonda foi composta pelo secretário de educação do município, Vilmones da Silva, professor do IETU Bernard Artur Silva e a coordenadora de Cultura Claudiana Guido.

O secretário de educação Vilmones Silva ressaltou a necessidade de pensar junto com a universidade estratégias para que os estudantes concluam as séries na faixa etária. Dos 544 iniciantes no ensino fundamental, apenas 300 estudantes acessam o ensino médio. “Apesar de nosso município ser o que mais aprova estudantes em instituições públicas de ensino superior, precisamos encontrar caminhos para que nossos jovens terminem suas séries na idade correta com aquisição de conhecimento necessário para conquistar seus espaços e concorrer de igual para igual. Queremos receber e continuar recebendo alunos de todo Brasil, mas queremos que nossos alunos de Xinguara consigam conquistar o seu espaço na instituição que está no quintal de suas casas”, falou o secretário.

Bernard Silva destacou os diversos projetos de extensão relacionados à educação básica realizados pelo IETU. “Desde 2014 temos projetos com a educação básica. Entendemos que esta relação é importante porque permite conhecer a realidade da região e dialogar diretamente com esses sujeitos e prestar toda atenção necessária para que haja melhorias nessa área”, disse Bernard.

Rede de Saberes Xinguara 2Claudiana Guido reforçou as ações interculturais realizadas pela Proex que visam a aproximação e intervenções nas diversas áreas da sociedade. “É imprescindível que firmemos uma parceria no sentido de compreender a realidade e provocar novas estratégias de ação. Com esse evento, queremos mais que os estudantes venham à universidade. Mas, que conheçam outros xinguarenses que estão na Unifesspa e sejam estimulados a ingressar no ensino superior. A universidade é mais que concreto, é feita de pessoas”, concluiu Claudiana.

Durante o debate, a professora Marcela Silva ressaltou a importância de atividades voltadas à preparação do estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor Bernard Silva aproveitou para o prévio lançamento do cursinho popular Emancipa, no campus, com 70 vagas.

Após a mesa, os cursos ofertados no IETU foram apresentados aos estudantes. Karolaine Fernandes, de 17 anos, é finalista do ensino médio na Escola Pedro Mota. Ela foi criada em fazendas, acompanhando o trabalho dos pais, e vislumbra o curso de Medicina Veterinária por causa de seu contato com os animais. “Moro em uma fazenda a 5 km de Xinguara e só de pensar que não vou precisar sair daqui para fazer o curso que eu sempre sonhei já me dá estímulo para estudar para o Enem”, concluiu a estudante.

Para encerrar o Seminário Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil e a Rede de Saberes, uma apresentação musical foi feita por alunos do IETU e animaram os presentes.

O diretor do IETU, professor Eduardo Salgueiro, reforçou o compromisso do campus no diálogo com a educação básica e na interlocução de cursos de História e Geografia e, também, das iniciativas empreendidas pelos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. “Nossa ideia é integrar o máximo possível com a educação básica porque visualizamos nesse público nossos futuros alunos da instituição. Portanto, é inevitável que haja o diálogo e é o que esperamos que a Universidade empreenda em suas ações junto com o Município e demais setores”, avaliou Salgueiro.Rede de Saberes Xinguara 4