Propit: Unifesspa realiza I Encontro de Iniciação Científica

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h40
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 15h41
  • Acessos: 2076

I Encontro de Iniciação Científica 2Pesquisar, ministrar palestras, ser orientador ou professor são algumas opções de atuação da área acadêmica e o sonho de muitos estudantes. Todavia, poucos sabem por onde começar para seguir esse caminho. Mas o início da área acadêmica pode começar logo na faculdade por meio da Iniciação Cientifica.

O I Encontro de Iniciação Científica foi realizado no último dia (29), no Auditório da Unidade II, do Campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O evento objetivou promover um diálogo aberto sobre a Iniciação Científica na Unifesspa; discutir as responsabilizações que norteiam os projetos financiados; explicar o fluxo de pagamento das cotas de bolsas (obrigações relacionadas); conversar sobre os direitos e compromissos do bolsista e pesquisador; reforçar um dos indicadores institucionais em relação à pesquisa; além de ampliar a participação discente em termos quantitativo e qualitativo.

Houve a apresentação da equipe de 11 servidores que compõem a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Propit/Unifesspa).

Jordânio Silva da Divisão de Pesquisa da Propit falou ainda sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e explicou também como as cotas chegam até o(a) aluno(a).

Foi destacado durante o I Encontro de Iniciação Científica o que se espera dos alunos como, por exemplo, apresentação de trabalho em evento, resumos ou pôster, publicação de artigos em periódicos, pedidos de proteção intelectual, além de participar dos eventos organizados pela Propit.I Encontro de Iniciação Científica 17

Foi demonstrado através de um Painel de Indicadores de Produção Científica que a Unifesspa ofertava em 2016 - 42 bolsas (Pibit, Pibic, Pnaes). No ano passado, a instituição passou a ofertar 175, representando um aumento de 416%.

Silva demonstrou também que a contribuição da Propit/Unifesspa aos alunos é, além da educação, a instituição de valores, metas, habilidades, interesses, visão e carreira.

Segundo o Prof. Jordânio Silva, "há um relativo distanciamento que precisa ser resolvido haja vista que há um compromisso institucional de entregar um resultado de produção por meio das pesquisas científicas, por isso que temos a bolsa incentivada. A Unifesspa é avaliada por pesquisadores de produtividade do CNPq e nós queremos ser avaliados com nota máxima no próximo evento. Nossa perspectiva é de que o aluno cumpra o Plano de Trabalho e evidencie os resultados no dia do Seminário de Iniciação Científica", destacou.

Para o aluno do curso de Letras/Língua Portuguesa - Daniel Fernandes. "Ao desenvolver minhas primeiras pesquisas fui aprimorando minha capacidade de observar alguns aspectos da sociedade. Minha pesquisa é sobre mediação de leitura na figura da personagem de dona Benta, de Monteiro Lobato. Este ano, terei a oportunidade de ter acesso a obras e cartas do escritor que já estarão em domínio público e, isso, facilitará muito meu projeto de pesquisa. Eu e minha orientadora temos uma relação muito boa e tenho aprendido bastante com o nível de organização dela. Este I Encontro de Iniciação Científica é muito importante porque trouxe esclarecimentos aos alunos que desejam desenvolver suas pesquisas e precisam aprender os caminhos", destacou.

"Esse movimento de diálogo entre a Propit e os alunos é muito importante. Ajuda os discentes a terem consciência do universo que eles estão adentrando, dos direitos e deveres deles em relação aos projetos de pesquisa, o resultado desses projetos para a vida deles. Eu quero parabenizar toda equipe da Propit por esse primeiro diálogo com eles, porque possibilita que os estudantes compreendam o caminho natural da pesquisa, bem como a organização dos recursos até chegar a bolsa de iniciação científica que eles recebem", disse o Prof. Dr. da Faculdade de Ciências Econômicas Rafael Gumieiro.

A pró-reitora Cindy Stella Fernandes disse que a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica está bem próxima dos alunos e docentes e que todos podem ter acesso, ligando ou indo pessoalmente. "Não há necessidade de marcar na agenda. Estamos para servi-los e queremos ajudá-los. Só conseguiremos cumprir nossas metas juntos e estamos aqui para dar todo suporte necessário", completou.I Encontro de Iniciação Científica 25