Inaugurada usina solar fotovoltaica do campus da Unifesspa em Rondon do Pará

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 08h58
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 23h48

usina rondon 1Foi inaugurada, na última sexta-feira (29), a usina solar fotovoltaica do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará. Com a presença de parlamentares, autoridades locais, membros da administração superior e comunidade acadêmica da Unifesspa, a inauguração teve início as 10h e foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Com capacidade média de produção de cinco mil Kwh/mês, a usina fornecerá a energia que será convertida e utilizada no sistema elétrico da instituição. Além de diminuir os custos com eletricidade, a expectativa é de que, com essa ação, a universidade possa ajustar seu orçamento que vem diminuindo, garantindo a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com a inauguração, a Unifesspa é a primeira universidade do norte a investir nesse tipo de energia, considerada ecologicamente limpa.

Participaram da cerimônia de inauguração o magnífico reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro; o deputado federal, Airton Faleiro; o ex-deputado federal, Zé Geraldo; o diretor geral do ICSA, Gabriel Moraes de Outeiro; o prefeito de Rondon do Pará, Arnaldo Ferreira Rocha; a ex-prefeita de Rondon do Pará, Shirley Cristina de Barros Malcher; além do secretário de infraestrutura da Unifesspa, Lucas França.

Além de Rondon do Pará, os campi de Xinguara e Marabá também produzirão energia fotovoltaica. Com o investimento de mais de R$ 750 mil, a aquisição do conjunto de placas de captação foi possível com a destinação de verbas de emendas da bancada paraense, contando com indicações do então deputado federal Zé Geraldo, para as ações nos municípios de Xinguara e Rondon do Pará, e do senador Paulo Rocha, para as ações em Marabá.

usina rondon 2Durante a cerimônia, Lucas França explicou como o projeto das usinas foi desenvolvido, destacando a economia que a universidade terá, além do compromisso com a sustentabilidade. Resultado de um extenso trabalho de pesquisa, a iniciativa é uma das etapas do projeto de eficiência energética desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa.

Para o prefeito Arnaldo Rocha, a inauguração das usinas é um momento de grande satisfação e alegria por representar uma transformação e abrir possibilidades para que ações do tipo possam ser implantadas na cidade. “Além de contribuir com a questão ambiental, esse projeto vai colaborar com o processo de desenvolvimento do município”, destacou o prefeito.

Já o ex-deputado Zé Geraldo falou sobre a necessidade e relevância de investimentos, com a destinação de recursos parlamentares para a educação, principalmente para as universidades. “Nosso estado foi um dos que mais ganharam novas universidades nos últimos anos. Sempre defendi que a bancada precisa priorizar essas instituições, principalmente por conta da falta de políticas públicas nesse sentido”, disse.

O deputado federal Airton Faleiro frisou que, na medida em que a Unifesspa lidera a implantação de novas tecnologias, ela forma a opinião popular e impacta a sociedade. O parlamentar destacou que esse investimento acontece graças à articulação da administração superior da Unifesspa com o congresso. “Isso demostra uma abertura para a destinação de nossas emendas parlamentares, visando promover ideias inovadoras e que beneficiem a todos”, declarou o deputado.usina rondon 3

Em sua fala, o reitor Maurílio de Abreu Monteiro parabenizou a equipe técnica responsável pelo projeto, ressaltando a importância dos servidores públicos na construção de uma sociedade melhor. Ele agradeceu o apoio e a intervenção do então deputado federal Zé Geraldo para a destinação de emendas para as universidades, além da articulação e esforços feitos pelas lideranças locais com o objetivo de garantir o crescimento e consolidação da Unifesspa.

Monteiro defendeu ainda a necessidade de políticas públicas de investimentos para a educação, ressaltando o papel de transformação que as universidades têm na sociedade. “Mesmo nesse período de grandes dificuldades, seguimos, com firmeza estratégica, na missão de garantir a oferta de ensino público de qualidade a todos”, ressaltou o reitor.