Alunos que solicitaram carteira de estudante ao DCE podem pedir devolução do dinheiro

• Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h01
  • Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 18h53

Os estudantes da Unifesspa que solicitaram a confecção da carteirinha de identificação estudantil junto ao Diretório Central dos Estudantes José de Ribamar (DCE JR) devem fazer o pedido de devolução do dinheiro pago e da documentação enviada entrando em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. De acordo com a gestão do DCE, as carteirinhas não chegaram a ser confeccionadas no tempo hábil em função de problemas operacionais.

“Nós da gestão "Construindo Novos Rumos" conseguimos uma grande conquista para o DCE e seu futuro que foi a compra de uma máquina novinha de impressão de carteiras. Por isso, foi possível a cobrança de uma taxa popular e simbólica de cinco reais para os estudantes, muito abaixo do preço de mercado. Entretanto, houve um atraso no cronograma de compra e testes do equipamento, necessários para iniciar as impressões o que inviabilizou a confecção”, explicou Igo Silva, coordenador do DCE.

O DCE informou, ainda, que houve a lamentável perda da digitalização do material após um defeito detectado na placa mãe e HD do computador onde se encontravam os arquivos. “Todas essas pendências e entraves acabaram se arrastando por mais tempo que o planejado, e não conseguimos dar resposta em tempo hábil, muito por conta da reduzida equipe de diretores do DCE. Pedimos desculpas e compreensão a todos e a todas pelos possíveis transtornos, pois os erros cometidos foram todos na intenção de acertar e melhor atender as demandas dos estudantes”, justificou.

Até que o serviço seja regularizado, os interessados em fazer de imediato a carteira de meia entrada cultural com validade em todo território nacional podem acessar o site documentodoestudante.com.br e solicitar diretamente à União Nacional dos Estudantes – UNE, fazer o pagamento online ou via boleto, e aguardar a chegada via Correio.

Assembleia geral

O DCE informou que, nos próximos dias, sairá a convocatória para assembleia geral dos/das estudantes com objetivo de chamar um novo processo eleitoral para eleição da próxima gestão do DCE, que herdará essa importante conquista que foi a compra da máquina de carteirinha, e terá o dever de faze-la funcionar plenamente autofinanciando as ações estudantis na Unifesspa. O DCE se propôs a emitir a CIE desde de maneira regulamentada, com autorização da direção União Nacional dos Estudantes, para que tivesse validade em todo país.

A Carteira de Identificação Estudantil é um direito do estudante que permite meia entrada em shows, eventos culturais e esportivos. Desde 2015, para evitar fraudes foi anunciado um decreto federal que obriga as carteiras a terem um padrão nacional.