Festival 'Pint Of Science' leva ciência de maneira descontraída à sociedade marabaense
O Pint é um festival que, justamente, uma vez por ano tira o pesquisador de dentro do laboratório e da universidade para que ele possa contar, para a população e para os seus colegas, como está o andamento da pesquisa no Brasil, e para discutir assuntos gerais de ciência em geral que interessem à população.
Professores pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) começaram nesta segunda-feira (20) a abordar a ciência de maneira descontraída e interativa, com diversas temáticas.
Esses encontros científicos em espaços fora da Universidade vão até o dia 22 de maio em sintonia com locais espalhados por 24 países. Este ano, 85 cidades recebem o festival no Brasil.
O Festival “Pint Of Science” foi realizado nesta segunda-feira (20), no Capital Bar e no Resenhas Bar, no bairro Cidade Nova, em Marabá.
Várias pessoas foram até esses locais para bater papo, conhecer pessoas novas, mas principalmente aprender ciência de forma agradável e participativa.
O Capital Bar esteve lotado nessa primeira noite. Todos foram lá para conhecer mais sobre o tema “Ser ou Estar Atraente: Desafios para a contemporaneidade”, com o professor da Unifesspa e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco Normando Viana.
A palestra aguardada por todos, iniciou com questionamentos à plateia sobre a possibilidade de ser ou de estar atraente o tempo todo e em todas as ocasiões. O professor falou sobre seus estudos e a tese de doutorado e procurou abordar a atratividade física e não física sob a ótica do conceito do que é objetivo x subjetivo.
Normando deu dicas de como devemos encarar a atratividade levando-se em consideração um ponto principal: que olhemos para nós mesmos, não se preocupando com que os outros pensam e destacou “quanto mais eu sou o foco da minha atenção, mas eu me liberto”.
Ele destacou ainda que existem traços que unificam e outros que particularizam. “A sociedade apresenta sempre novos padrões de atratividade”, disse.
Viana disse que a atratividade mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos desconectam e nos afastam de nós mesmos, fazendo com que aos poucos vamos perdendo o interesse genuíno e argumentou mais uma vez que precisamos prestar mais atenção em nós mesmos.
Ao final, os presentes puderam esclarecer dúvidas com os palestrantes e debater mais sobre os assuntos abordados nos dois espaços na cidade de Marabá.
Mais atrações no Festival
Nesta terça-feira (21), às 19h30, o Festival Pint of Science vai promover novos debates e os professores da Unifesspa vão estar lá abordando temas científicos da atualidade como “Vingadores do mundo vegetal”, com a Profa. Alessandra Rezende, que é doutora em Biologia Molecular e Genética pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Já nesta quarta-feira, também às 19h30, o professor da Unifesspa Mateus Gomes vai falar sobre Física Quântica. O que é? E o que não é? Ele é doutor em Teoria Quântica de Campos e Partículas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já a professora e pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa Cindy Stella Fernandes vai discutir sobre gênero em “Engenharia tem sexo?”. Stella é doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Redes Sociais