Unifesspa e Comissão Pastoral da Terra ofertam curso de extensão em sistemas agroflorestais
Terá início, nesta quarta-feira (22), às 9h, o primeiro módulo do curso de extensão em Sistemas Agroflorestais (SAFs), do Programa Intercâmbio de Saberes. A ação é uma parceria entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O curso irá promover a troca, discussão e construção de saberes na área de agroecologia entre a Unifesspa e os 50 agricultores de projetos de assentamento de reforma agrária já inscritos. Com carga horária total de 120 horas, o primeiro módulo será realizado na Unidade 1 da Unifesspa do Campus Marabá e no PDS Porto Seguro, e abordará temas como sistemas produtivos, agroecologia e campesinato.
Para Francisco Alves, a expectativa é que o curso possa contribuir com a autonomia dos agricultores para implantação dos SAFs. “Hoje se concretiza nosso grande sonho: a parceria com a universidade para formação dos agricultores. Além da formação técnica, também a formação política permitirá a troca de experiências com outros agricultores e professores e autonomia para seus lotes”, disse o "Chiquinho da CPT".
Para o professor Fábio Araújo, o programa de extensão “Intercâmbio de Saberes” busca reafirmar a sustentabilidade na Amazônia. “Nesta integração entre a universidade e os agricultores possibilitará o espaço para a troca de saberes em torno da sustentabilidade na Amazônia e sua importância para a agricultura familiar. Nossa expectativa, para além do atendimento desta demanda legítima da CPT, é a ressignificação dos saberes com a possibilidade de novas atividades de extensão, pesquisa, novas demandas”, destacou o professor.
Redes Sociais