Unifesspa aguarda audiência com MEC para discutir situação orçamentária
Parlamentares da bancada federal vem manifestando preocupação com os cortes no orçamento das universidades públicas federais no Estado e em especial à Unifesspa, por ser um das mais novas instituições de ensino superior, ainda em processo de consolidação. Na semana passada, o reitor Maurílio Monteiro se reuniu com o deputado federal Hélio Leite (DEM) para apresentar as dificuldades orçamentárias e discutir uma lista de ações estratégicas fundamentais para consolidar a universidade.
O deputado protocolou ofício solicitando uma audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a ser realizada o mais breve possível. A expectativa é que a Reitoria possa apresentar as medidas imediatas que permitam o desbloqueio do orçamento, uma vez que os recursos disponíveis só permitirão o funcionamento da universidade até o mês de agosto, além das ações de caráter estratégico para continuar o processo de consolidação da Unifesspa.
“Vamos continuar construindo pontes e discutindo soluções estratégicas de enfrentamento a essa crise, sempre com muita firmeza e diálogo com a sociedade. A Unifesspa vai continuar avançando e se consolidando na região”, ressaltou o reitor Maurílio Monteiro.
O senador Paulo Rocha, os deputados Airton Faleiro, Edmilson Rodrigues e Beto Faro também se solidarizaram com a Unifesspa e receberam o reitor Maurílio Monteiro em seus respectivos gabinetes para pensar soluções e estratégias de enfrentamento à crise orçamentária.
Na ocasião, os parlamentares foram convidados a participar, no próximo mês, de uma agenda de inaugurações na Unifesspa, que inclui a implantação da Usina de Geração de Energia Solar, a apresentação do projeto arquitetônico do Núcleo de Serviços em Psicologia (Nupsi) e do Bloco de Artes, entre outras ações viabilizadas por meio de emendas parlamentares, no Campus Marabá.
Redes Sociais