Núcleo de Cartografia Social vai realizar oficina de mapa sobre os impactos da mineração no sul e sudeste do Pará
O Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará vai realizar, nos dias 31 de maio e 1 de junho, em Marabá, a Oficina de Mapa do “Projeto Estratégias de Desenvolvimento, Mineração e Desigualdades: Cartografia Social dos Conflitos que atingem Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia e no Cerrado”.
A iniciativa visa realizar ações com interesse de pesquisa e elaboração de autocartografias sobre as realidades locais de Povos e Comunidades Tradicionais, com olhar para essas experiências e as situações face aos impactos da mineração e de projetos de infraestrutura.
A pesquisa em Cartografia Social com a Oficina de Mapa se dará junto a grupos indígenas, ribeirinhos e pescadores. Contará, ainda, com a participação de outros agentes sociais da região que constituem suas experiências nessa interseção e com relevância para pesquisa.
A programação será realizada na Fundação Espaço Cabanagem, localizada na Folha 21, Quadra 10, Lote 37. Confira a programação:
31 de maio
14h - Mesa de abertura
16h - Produção audiovisual e relatos de experiências
01 de junho
8h - Oficina de Mapa por grupos
14h - Grupos de Trabalho: Situações da realidade e elaboração de croquis (continuação)
15h - Socialização dos Grupos de Trabalho
Articulação e pesquisa exploratória: São Felix, Vila Espírito Santo, Vila Apinagés, São Geraldo do Araguaia nos dias 7, 8 e 9 de junho.
Atividade de Campo e de georrefenciamento: Registros pontos de GPS e das situações sociais levantadas a partir da Oficina de Mapa
Redes Sociais