Professores e alunos se reúnem no I Simpósio de Estudos da linguagem da Unifesspa
Teve início, na última quarta-feira (12), o I Simpósio de Estudos da Linguagem – SIEL Amazônia. A palestra de abertura, realizada no auditório da Unidade III, em Marabá, contou com a participação do profa. Dra. Rita Lenira Bittencourt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e abordou “A Poesia e o Local: Tensões Modernistas”. O reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, também participou da abertura do evento que segue com atividades até a sexta-feira (14).
Organizado pelo Programa de Mestrado em Letras (POSLET), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o simpósio tem como objetivo promover discussões sobre pesquisas da área de Estudos da Linguagem e suas interfaces, no âmbito das instituições Unifesspa, UFT e UFRGS. As sessões contaram com apresentações de trabalhos de pesquisadores da graduação, mestrado e doutorado de áreas diversas.
Ontem (13), o evento contou com a apresentação das palestras “Línguas ameaçadas e revitalização: caminhos possíveis”, proferida pelo prof. Dr. Lucivaldo Silva da Costa (Unifesspa) e “Amazônia, Identidade e Hibridismo Cultural” proferida pelo prof. Dr. Gilson Penalva (Unifesspa), além da oficina “Autorretrato”, realizada pelo prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho. A programação do dia foi finalizada com a apresentação do grupo “Rios De Encontro” e HistoriArte, no Tapiri da Unifesspa.
Para a prof. Dra. Maysa Pádua, que faz parte da comissão organizadora do evento, o seminário promove integração entre as diversas áreas do conhecimentos. “Acredito que é importante ressaltar a participação de alunos de Letras, Artes Visuais, graduação e da pós-graduação, além de docentes desta e outras universidades”, destacou a professora.
Programação
Nesta sexta-feira (14), as atividades retomam às 14h, com palestra da Coordenadora do Sindicato dos Docentes da Unifesspa, Célia Regina Congilio, cujo tema é a Reforma da Previdência. Logo em seguida ocorrerá a palestra “Possibilidades de leitura e escutas do sensível: o leitor como viajante” com a Profa. Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva – UFT e “O que é o leitor” com o Prof. Dr. Márcio de Melo – UFT.
Das 15 às 17h será ministrada a “oficina Leitura e Linguagem Visual” pelo Prof. Dr. José Marcos Cavalcanti. E às 16h15 será feita uma exposição da oficina “Autorretrato” na tenda do Neam. Às 16h30 ocorrerá a palestra “Escrita de professores e experiências de si no domínio da formação”, com a Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro e “Novos Movimentos Feministas no Brasil e na França” , com o Prof. Dr. Gilmar Bueno Santos.
A programação do evento finaliza com a apresentação cultural Tributo a Belchior, na Biblioteca Orlando Lobo, praça São Félix.
Com fotos e informações de Eva Fernandes
Redes Sociais