Palestra na Unifesspa aborda desafios da pós-graduação

• Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 08h30
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 14h42

As políticas de avaliação da produção científica e os critérios para a criação de programas de mestrado e doutorado serão o foco da palestra "Tendências e desafios da Pós-Graduação no Brasil", a ser ministrada pelo coordenador da Área de Comunicação e Informação da Capes, professor Edson Dalmonte, na segunda-feira, 6, às 18h30, na Sala 1 do Prédio Multiuso do Campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A atividade é uma iniciativa do Curso de Jornalismo no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unifesspa) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), como parte das ações e políticas para apoiar e dar orientações para o planejamento e criação de novos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na Unifesspa.

Durante a palestra, Dalmonte apresentará os parâmetros atualizados das políticas de avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela Capes e dará orientações gerais sobre as normas de elaboração e avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado. "As propostas de cursos novos são avaliadas em sua totalidade, compreendendo os quatro quesitos: Infraestrutura de ensino e pesquisa; Proposta do curso; Corpo docente e Produção intelectual", explica Dalmonte.

"Em linhas gerais, espera-se que as propostas evidenciem coerência entre área de concentração e linhas de pesquisa; que o corpo docente seja coeso apresente produção intelectual pertinente ao curso; que o perfil do egresso seja claramente evidenciado e que o curso seja apresentado desde características inovadoras, permitindo que ele se distinga em relação aos demais cursos de uma mesma Área", detalha o professor, membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES/Capes).

Para Dalmonte, as universidades públicas situadas em regiões fronteiriças, fora dos "grandes centros" geopolíticos, são decisivas para a educação superior e para a pós-graduação no país. "Sob o ponto de vista do conhecimento não existe centro e periferia. Acredito ser fundamental a instituição proponente assumir a sua condição geográfica e, quem sabe, buscar aí sua vocação, seja no âmbito regional, seja com o entorno transfronteiriço", diz o professor.

Serviço:

Palestra "Tendências e desafios da Pós-Graduação no Brasil"

Prof. Dr. Edson Dalmonte
Coordenador da Área de Comunicação e Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Professor do PósCom/UFBA.

Data: 6 de maio(segunda-feira)
Hora: 18h30
Local: Sala 1, 2º Piso, Prédio Multiuso, Campus III.