Rondon do Pará: Comunidade acadêmica do ICSA participa de mais uma edição do "Unifesspa de Todos Nós"
Professores, estudantes e técnicos administrativos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) reuniram-se, no último dia 28, com os membros da Administração Superior em mais edição do programa institucional “Unifesspa de Todos Nós”.
Conduzida pelo reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e pela diretora em exercício do ICSA, Marcilene Feitosa Araújo, a reunião objetivou aproximar a Administração Superior da Unifesspa com a comunidade acadêmica, buscando o compartilhamento de ideias, sugestões e informações que possam refletir no desempenho e melhorias do Instituto.
Entre os temas e demandas abordados, a comunidade sanou dúvidas sobre como a universidade vai enfrentar a crise orçamentária, que ações estão adotadas e quais os possíveis impactos para os alunos e servidores. Também foram debatidas melhorias nos sistemas acadêmicos, como o SIGAA, questões estruturais do Instituto, além de outros assuntos da rotina acadêmica.
Ao responder as questões da comunidade, o reitor estimulou a participação efetiva da comunidade na definição das prioridades e ações que o Instituto deve adotar, defendendo a importância do diálogo e integração de toda a universidade. “A Universidade é nossa, temos que juntos pensar quais os caminhos que devemos seguir”, destacou o reitor.
Quadro orçamentário
Na oportunidade, o reitor da Unifesspa apresentou o atual quadro orçamentário da universidade, destacando como as restrições orçamentárias impostas à Unifesspa comprometem o funcionamento da instituição.
Monteiro explicou que, para manter o mínimo funcionamento da Instituição até o mês de agosto, o Conselho de Administração da Unifesspa (Consad) precisou cortar cerca de 200 ações que estavam previstas no Plano de Gestão Orçamentária deste ano (PGO 2019).
Dentre essas ações canceladas estão a compra de livros para o acervo bibliográfico, aquisição de materiais, mobiliário e equipamentos para laboratórios de ensino e pesquisa, apoio a eventos acadêmicos e programas de pós-graduação, além de outras ações que envolvem a melhoria das estruturas prediais.
Contudo, o reitor destacou que a Administração Superior, em permanente diálogo com a comunidade acadêmica, continuará realizando o máximo esforço institucional para a reversão dos bloqueios, na defesa da manutenção integral do orçamento. "Somos uma universidade viva, pujante, que dá a mão a quem mais precisa. Estamos trabalhando para reverter esse quadro e seguir crescendo e se consolidando em toda a região", declarou.
Entre as ações adotadas pela reitoria da Unifesspa está a realização de sessões públicas, campanhas instituicionais em defesa da educação, articulação com as bancadas parlamentares e reuniões com o Ministério da Educação (MEC).
Redes Sociais