Alunos da Unifesspa realizam Semana de Denúncia e Combate ao Racismo
Discentes da turma de 2017 da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins (Facsat), ligada ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sob a orientação da Profa. Dra. Joseline Trindade, realizarão nos próximos dias 2 e 4 de julho, terça e quinta-feira, a Semana de Denúncia e Combate ao Racismo. O evento ocorrerá na Unidade 1 do campus de Marabá, na Folha 31 do bairro Nova Marabá.
A proposta do evento, que surgiu a partir da oferta da disciplina Relações Étnico-raciais, é denunciar as várias formas de racismo, opressão e preconceito étnico e racial. Os discentes irão apresentar vários dossiês levantados sobre casos concretos em nosso país, além de exporem dinâmicas de combate e conscientização, realizadas em locais públicos de Marabá, como escolas e hospitais.
Na terça-feira, dia 2 de julho, a programação começa a partir das 14h, no espaço Tapiri, com exposição e debate dos dossiês, exibição de vídeos e dinâmicas. O encerramento do primeiro dia será com a apresentação do músico e estudante de Ciências Sociais, Rodrigues Silva, que irá interpretar e comentar algumas músicas de cantores e compositores negros brasileiros, historicamente invisibilizados, e com grandes contribuições para a música popular brasileira. Na sequência, será realizado a Roda de Coco, com arte-educadora Marize Fonseca.
Já na quinta-feira (4), segundo dia do evento, a programação terá início às 18h30, no auditório da Unidade I, com exibição e debate do documentário de Petra Costa “Democracia em Vertigem”.
Redes Sociais