Estudantes de Artes Visuais apresentam práticas de pesquisa e extensão à comunidade
Pesquisa e Extensão, dois dos pilares que sustentam a universidade, nem sempre são dimensões do trabalho acadêmico muito conhecidas pelo público em geral. Quando tratamos de pesquisa e extensão no âmbito das Artes Visuais, as ideias podem se tornar ainda mais complicadas. O que exatamente é uma pesquisa artística ou uma pesquisa sobre artes?
Buscando mais uma maneira de estabelecer pontes entre a universidade e a comunidade em que se situa, o curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FAV/ILLA/Unifesspa) vai realizar em Marabá, entre agosto e setembro, um conjunto de atividades extensionistas abertas ao público externo, em parceria com outras instituições locais.
As atividades resultam das PIPE (Práticas Integradas de Pesquisa e Extensão) desenvolvidas por estudantes do curso desde março do ano corrente, sob a supervisão dos professores Gil Vieira Costa e Leila Rego.
A primeira destas ações é a 220/Mostra Universitária de Pesquisa em Arte, em exibição na Galeria de Arte Vitória Barros com trabalhos de seis estudantes do curso e de dois artistas convidados, inaugurada em 09 de agosto e aberta à visitação até o próximo dia 06 de setembro.
A abertura da exposição contou com presença expressiva de artistas locais, professores, estudantes e demais interessados.
De modo a aprofundar o diálogo com a comunidade e discutir os resultados das pesquisas desenvolvidas (incluindo aí os trabalhos da mostra 220), agora o curso de Artes Visuais se prepara para realizar a programação Arte em Debate: ciclo de conversas sobre pesquisas em andamento. Serão realizadas três rodas de conversa com estudantes do curso, em diferentes espaços da cidade.
A primeira conversa ocorrerá no dia 21 de agosto (quarta-feira), às 19h, na Galeria de Arte Vitória Barros, apresentando em sua maioria pesquisas vinculadas à mostra 220, incluindo a participação de Abílio Pacheco e Rafa Maciel, os dois artistas convidados da exposição.
A segunda conversa ocorrerá no dia 28 de agosto (quarta-feira), também às 19h, na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, trazendo diferentes enfoques de pesquisa relacionados a aspectos da história da arte.
A terceira e última conversa ocorrerá no dia 05 de setembro (quinta-feira), às 15h, no Auditório do Sesc Marabá, apresentando pesquisas interrelacionadas pelo diálogo que estabelecem entre arte, cultura e sociedade.
O ciclo de conversas Arte em Debate é aberto ao público e conta com a mediação do professor Gil Vieira Costa, organizador da programação.
Redes Sociais