IEA: Gestão de Segurança e Meio Ambiente será o primeiro curso de especialização implantado em Santana do Araguaia
Após seis anos de expansão na região sul e sudeste do Pará, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tem contribuído para a formação de profissionais qualificados por meio do acesso da população ao ensino superior gratuito e de qualidade. Nesse sentido, também têm progredido o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), que vem apresentando avanços na região, por meio da oferta de novos cursos de graduação, e, agora, implementará também o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Segurança e Meio Ambiente no campus de Santana do Araguaia.
De acordo com a professora Me. Karoline Borges que submeteu a proposta do curso, “esta especialização objetiva formar profissionais especialistas em Gestão de Segurança e Meio Ambiente para estimular a promoção da qualidade de vida no trabalho, por meio da preservação da saúde dos trabalhadores e da segurança nos processos. Assim como, promover a preservação do meio ambiente e o gerenciamento dos recursos naturais otimizando a sua utilização, a fim de minimizar ou prevenir os impactos ambientais gerados pelas atividades antrópicas”, disse.
“Para a Unifesspa Campus de Santana do Araguaia ofertar especializações é abrir espaço para contribuir de forma efetiva na aproximação das pessoas que moram nessa cidade com o conhecimento e as mudanças das quais nós podemos nos beneficiar. Estar distante dos grandes centros e poder frequentar aulas/estudar com profissionais atualizados é muito bom”, disse a diretora do Instituto, a professora Dra. Maria Elizabete Rambo Kochhann.
A diretora também destacou que em breve o IEA terá um segundo curso de pós-graduação, desta vez, a nível de mestrado “Na semana passada foi feita a submissão da proposta de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, uma parceria da Unifesspa com o IFMT, e estamos ansiosos pelo resultado", completou.
O curso
O curso contará com um total de 529 horas, sendo que 358 horas de aulas teóricas em salas de aula, 20 horas de aulas práticas a serem programadas pelo docente responsável pela disciplina e 81 horas de atividades não-presencial, também a ser definida pelo docente responsável. Os discentes contarão com 70 horas de orientações para desenvolver o trabalho de conclusão de curso e defesa do mesmo.
O acesso ao curso se dará por chamada pública via edital de seleção no qual constarão os devidos requisitos e critérios necessários para os ingressantes. Poderão ingressar os profissionais graduados e em casos especiais estudantes de graduação que estejam cursando o último ano do curso.
Os estudantes graduados deverão ser portadores de diploma devidamente reconhecido, validado ou revalidado por órgão competente do Ministério da Educação ou designado por este nas áreas de Administradores, Arquitetos e Urbanistas, Biólogos, Enfermeiros, Engenheiros, Geólogos, Fisioterapeutas, Tecnólogos em Segurança no Trabalho e demais profissionais de áreas de conhecimentos afins, com o objetivo de exercício na Gestão, Saúde e Segurança do Trabalho.
O edital está previsto para ser publicado no início do mês de setembro, e o início das aulas na segunda quizena do respectivo mês. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) pelo fone (94) 2101-5936 ou acessar o endereço: www.iea.unifesspa.edu.br.
Redes Sociais