Sentimentos de superação e alegria marcaram a cerimônia de colação de grau dos cursos do IGE
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou na última sexta-feira (23) a cerimônia de colação de grau dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Química, Geologia e Sistemas de Informação.
A Unifesspa teve a satisfação de entregar os diplomas para 57 estudantes que colaram grau no Auditório Central do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), localizado na Unidade II do campus de Marabá, na Folha 17. A solenidade contou com a participação de professores, técnicos, coordenadores, além de amigos e familiares dos formandos.
O rito é um marco que simboliza a conclusão do curso, além de certificar que o estudante recebeu todos os conhecimentos exigidos para atuação profissional, e está formado na área de conhecimento escolhida.
De acordo com a mais nova Engenheira Elétrica da Unifesspa Jaine Pinho, receber o diploma simboliza a superação de vários desafios ao longo da trajetória acadêmica. “Sempre foi meu sonho formar em Engenharia Elétrica e a sensação que tenho agora é de dever cumprido. A emoção que sinto não dá pra transmitir em palavras. Fui presidente 3 anos da empresa Júnior de Engenharia Elétrica E3J e a minha vontade é empreender daqui para frente. A Unifesspa foi uma família para mim e eu só tenho a agradecer por tudo”, disse.
Para a aluna Iasmine Aléxia de Melo, a colação de grau é uma grande vitória não só para ela, mas para todos os seus familiares e amigos que estiveram presentes na cerimônia. “Eu sou a primeira engenheira civil da família e quero incentivar outras pessoas a estudar, a galgar novos patamares porque entendo que assim como eu consegui, outras pessoas também conseguem. Aqui na Unifesspa adquiri certas habilidades e cresci muito tanto pessoal como profissionalmente e agradeço em especial a minha família por acreditar que eu seria capaz de chegar até aqui”, disse.
“Primeiro sentimento que vem a minha mente é o de dever cumprido. Para mim é muito bom estar entre familiares e amigos que acompanharam a minha trajetória durante esses 5 anos. A Unifesspa só agregou na minha construção como cidadão e tudo que eu vivenciei aqui foi transformador. Só tenho a agradecer. Sinto-me feliz e realizado”, destacou o formando em Engenharia Mecânica Vinícius dos Santos Gonçalves.
Lidiane dos Santos - mãe do aluno Vinícius dos Santos, disse que a sensação é a de realização. “É inexplicável tudo isso. Passa um filme em nossa cabeça. Eu me lembro direitinho do meu filho desde o pré-escolar até agora – momento da colação de grau, as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui. A caminhada foi longa e difícil e a gente, por vezes, passou por muitas privações. Estou muito emocionada e meu sentimento é de gratidão a Deus por este momento”, pontuou emocionada.
Para a Unifesspa, o evento simboliza que a missão de formar os estudantes foi cumprida e parabeniza a todos que se esforçaram para alcançar este objetivo.
O aluno Rodolfo Augusto Geyer Júnior prestou juramento em nome de todas as turmas. Todos os alunos prometeram exercer as funções inerentes ao seu grau de bacharel, na fiel observância dos princípios da honestidade, cumprindo as leis da República Federativa do Brasil. Em seguida o reitor fez a outorga de grau e entregou o diploma a todos os formandos.
Já a aluna Ellem de França Lima foi a oradora das turmas – proferindo um discurso emocionante e muito aplaudido por todos.
O patrono de todas as turmas Prof. Dr. José de Arimatéia Costa louvou os esforços dos estudantes e professores e citou que todos fazem parte de um grande projeto de educação superior nessa região. “Parabenizo os formandos e desejo-lhes muito sucesso na carreira profissional de vocês”, disse.
“É uma alegria imensa em poder participar desse momento na vida da comunidade acadêmica da Unifesspa. São as primeiras turmas das Engenharias do IGE, além de Geologia e Sistemas de Informação e é muito bom a gente perceber que a educação não é mercadoria, não é algo vendável, que é muito bom ensinar e aprender. Os que chegaram até aqui são privilegiados. Não é possível pensar numa Nação sem educação pública e de qualidade. Educação é generosidade e é muito importante que o sistema público de ensino continue sendo essa peça-chave para a construção de uma nação solidária”, concluiu o reitor da Unifesspa Maurílio de Abreu Monteiro.
Discurso do diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica - (Paraninfo de todas as turmas)
Gostaria de cumprimentar a mesa em nome do Magnífico Reitor da Unifesspa, o Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.
Gostaria de cumprimentar às servidoras e servidores técnicos administrativos em educação em nome do Senhor Paulino Vanderley. Gostaria de cumprimentar às coordenadoras e coordenadores dos cursos de graduação em nome da Profa. Dra. Gilmara Regina Lima Feio.
Gostaria de cumprimentar às professoras e professores, em nome da Profa. Dra. Lygia Maria Policarpio Ferreira.
Senhoras mães, senhores pais, familiares, amigos e amigas das formandas e formandos.
Minhas queridas formandas e meus queridos formandos,
Inicialmente, gostaria de agradecer por este momento único e sublime de minha trajetória acadêmica, de poder representar os quase 100 (cem) professores e professoras desse Instituto de Geociências e Engenharias nesta cerimônia como paraninfo dos 57 (cinquenta e sete) formandos e formandas. O Nosso Muito Obrigado!
A segunda palavra é dirigida às mães e aos pais, pelo amor incondicional que dedicaram e dedicam aos seus filhos e filhas. Foram muitos sacrifícios, saudades e abdicações para que pudéssemos estar aqui neste momento. Muitos de vocês, assim como os meus pais, estão realizando por meio de seus filhos e filhas, um sonho que talvez não puderam concretizar: estudar e ter uma formação superior.
Não tenho dúvidas de o quanto é mágico e sublime este acontecimento de hoje, vê-las e vê-los comemorando a conquista da formatura em um curso superior, sobretudo num pais tão injusto e desigual como o nosso que tem mais de 11 milhões de analfabetos. O dia de hoje é de presente e de futuro. Como disse o patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Não tenho dúvidas de que este dia irá mudar para melhor a vida da família de vocês e do lugar em que vocês vivem.
Agora, dirijo-me aos formandos e formandas,
Cada um de vocês passou nesta instituição entre 4 e 5 anos. Não foram anos fáceis, mas decerto de muito aprendizado. Estamos em uma instituição pública, gratuita, democrática e diversa: diversidade de cor, de gênero, raça, credo, classe social e opiniões. Todos juntos com o objetivo de aprender, dialogar e melhorar o local em que vivemos. Precisamos entender o porquê e para que estamos aqui. O Brasil nunca precisou tanto de pessoas como vocês. Vocês são o presente e o futuro.
A instituição possibilitou que vocês pudessem ter acesso a ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Nossa universidade, como diria o magnífico reitor, é uma menina de apenas 6 anos, que nasceu a partir dos anseios e lutas do povo do sul e sudeste do Pará e que teve o seu apelo acatado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff no ano de 2013.
Todo esse trabalho, que está sendo coroado nesse momento está ameaçado. A Universidade Pública está sob ataque. Calúnias e comparações estapafúrdias são feitas a todo momento por aqueles que deveriam defender a educação.
Estamos inseridos na região Amazônica do país, região esta de grandes oportunidades, mas que apresenta os piores indicadores sociais e educacionais do país. A Universidade Pública tem um papel fundamental na solução destes graves problemas regionais. E vocês são peças-chave, engrenagens desse processo sonhado por todos nós, inclusive por pessoas que nunca poderão estar aqui. Vocês são parte imprescindível dos resultados que temos alcançado nesses últimos 6 anos. Vibramos a cada conquista! O da nossa universidade, de nosso Instituto não está ações em bolsa de valores. Educação não é mercadoria. Nosso valor está nas pessoas e naquilo que conseguimos transformar, e vamos transformar.
E, por fim, que vocês não se esqueçam de seu juramento em nenhum dia de sua atividade profissional como analistas de sistemas, geólogos e geólogas, engenheiros e engenheiras. Que vocês sejam instrumentos de transformação da nossa realidade e de tantas outras quantas vocês possam alcançar. Uma transformação para melhor. E para muitos. Viva os formandos e formandas! Viva a Unifesspa! Viva a Universidade pública!
Mesa diretora e mesa de honra
A mesa diretora da solenidade de colação de grau foi composta pelo diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica - Prof. Dr. Elisandro de Andrade, paraninfo das turmas, pelo diretor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) - Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida, patrono das turmas e pelo reitor e presidente da sessão solene - Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.
Já a tribuna de honra foi composta pelo coordenador do curso de Engenharia Civil - Prof. Me. Alan Monteiro Borges, coordenador do curso de Engenharia da Computação - Prof. Dr. José Carlos da Silva, coordenador do curso de Engenharia Elétrica - Prof. Valdez Aragão de Almeida Filho, coordenador do curso de Engenharia de Materiais - Prof. Dr. Márcio Corrêa de Carvalho, coordenador do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente - Prof. Me. Louis Dostoievsky Tabosa, coordenadora do curso de Engenharia Química - Profa. Dra. Dyeeny Ellen Lima Lhamas e o coordenador do curso de Sistemas de Informação - Prof. Dr. Adam Dreyton Ferreira dos Santos.
Redes Sociais