IEA apresenta corpo docente e proposta de curso de Doutorado Interinstitucional aos vereadores de Santana do Araguaia
Na noite do último dia (20), a diretora do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), Prof.ª Dr.ª Maria Elizabete Rambo Kochhann, docentes, técnicos e acadêmicos estiveram reunidos com os vereadores do município de Santana do Araguaia Elivany Martins Silva (Presidente da Câmara), Roberto Marcondes Andrade e Tolêdo e Cleonice Brito da Silva. O objetivo do encontro foi apresentar o corpo docente do Instituto às autoridades locais e a tratativa da proposta do Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Instituto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na oportunidade, foram expostos projetos de pesquisas e extensão que serão desenvolvidos na comunidade nos próximos meses. São eles: “Espaço público: a aplicação do conceito ‘Cidade para Pessoas’ através de intervenção urbana no município de Santana do Araguaia”, coordenado pela professora Andréa Nazaré Barata de Araújo; “Grupo de estudo em mobilidade, acessibilidade e infraestrutura urbana de Santana do Araguaia”, coordenado pelo professor Mateus Gonçalves de Oliveira; “Políticas públicas de saneamento básico em Santana do Araguaia: diagnóstico, metas e dificuldades”; “Monitoramento da qualidade da água na região de Santana do Araguaia/PA”; “Estudo de viabilidade de um parque sanitário em Santana do Araguaia/PA mediante consórcio intermunicipal”, todos esses coordenados pela professora Karoline Borges; “Sustentabilidade com terra crua para o desenvolvimento social de Santana do Araguaia”; “Material de construção sustentável: blocos de terra crua estabilizados alcalinamente”, coordenados pelo professor Carlos Maviael de Carvalho.
Além desses projetos, foram apresentadas, na ocasião, duas propostas de especialização lato sensu em “Gestão de Segurança e Meio Ambiente” e em “Cidades, Edifícios e Sustentabilidades”.
“Fiquei maravilhada com a exposição dos novos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesspa. É visível que todos os projetos apresentados são de grande importância para o desenvolvimento do nosso município, além de proporcionar melhor qualidade de vida à população, que terá a oportunidade de participar da execução de alguns deles. Hoje vemos, ainda, poucos alunos de Santana, mas sabemos que nossos filhos agora têm a oportunidade de cursar uma faculdade gratuita e de renome sem precisar ir para outras cidades, até mesmo fora do Estado. Isso é muito gratificante”, disse a vereadora Cleonice Brito da Silva.
A diretora do Instituto, apresentou a proposta do doutorado, enfatizando os pontos positivos do Dinter. “O Doutorado Interinstitucional ofertado aos docentes do IEA e outras instituições é uma das possibilidades de fixar os mestres em regiões periféricas. Ele trará o impacto de trabalhar as questões locais por profissionais da área com a orientação de professores da UFRGS do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Nossa cidade pode e deve oferecer aos cidadãos de Santana do Araguaia um contexto mais agradável enquanto espaço de convivência e projeção de futuro. É um excelente investimento na qualificação dos professores e da comunidade acadêmica da Unifesspa em geral”, concluiu.
Redes Sociais