Comunidade da Unifesspa se prepara para receber Avaliação Institucional do MEC
A Comissão de Acompanhamento da Avaliação Institucional vai realizar, nos próximos dias, reuniões com a comunidade acadêmica para explicar como será o processo de Avaliação Institucional que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai passar, pela primeira vez, entre os dias 16 a 19 de setembro.
Com algumas reuniões já realizadas, o calendário de encontros será intensificado e a expectativa é de que a comunidade participe, se informe e tire dúvidas em relação ao processo de avaliação e a sua importância para a universidade.
Conforme o cronograma, serão realizados encontros nas três unidades do campus Marabá, pela manhã, tarde e noite, possibilitando maior flexibilidade para que estudantes, técnicos e professores possam participar das reuniões.
Confira o calendário:
05/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade I (às 9h; 15h; e 19h);
06/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade II (às 9h; 15h; e 19h);
10/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade III (às 9h; 15h; e 19h);
11/09 – Reunião com técnicos (às 9h) e docentes (às 15h) - Auditório da Unidade I;
13/09 - Reunião com indígenas e quilombolas - Auditório da Unidade I (às 9h).
Como será a avaliação
Avaliadores do Inep visitarão, in loco, as estruturas da Unifesspa. Durante a visita, eles irão conferir os padrões de qualidade e avaliar a universidade em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.
Durante a visita in loco, os avaliadores do Inep vão atribuir notas, que variam de 1 a 5, a cada um desses eixos, chegando ao conceito institucional pela média aritmética. O resultado dessa avaliação é considerado fundamental para garantir o recredenciamento enquanto universidade e para a manutenção da autonomia universitária.
Segundo a comissão interna de acompanhamento da avaliação, formalizada pela Reitoria, a colaboração de todos é fundamental para um resultado positivo da avaliação. “Estudantes, professores e técnicos-administrativos devem estar atentos sobre como funciona o processo avaliativo e como podem participar e contribuir para mostrar o que a universidade tem de melhor”, explicou Edson dos Anjos, que preside a Comissão.
Redes Sociais