Livro sobre diversidade sexual será lançado durante a III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa
O livro "Gênero e diversidade sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade" será lançado na abertura da III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepe), no próximo dia 24 de setembro, às 19h, no Auditório da Unidade I da Unifesspa, no campus de Marabá, na Folha 31.
Ele foi escrito por 28 autores, contém 340 páginas e foi organizado pelos professores Jerônimo da Silva e Reginaldo Cerqueira.
"A iniciativa que brinda a confecção do presente livro nasceu a partir do cruzamento de dois momentos. O primeiro é a criação em junho de 2018 do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), órgão vinculado à Reitoria da Unifesspa, destinado ao desenvolvimento de ações transversais, quer no diálogo com diversos setores da sociedade civil, de forma que o recurso e a organização deste material foi planejada pela Coordenação Geral do Nuade e pela Coordenadoria de Gênero e Diversidade Sexual. O segundo foi a expansão da disciplina "Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidades", ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e transformada em curso de extensão voltado para a temática de gênero e diversidade sexual", destacou o um dos organizadores do livro Prof. Dr. Jerônimo da Silva.
O livro foi elaborado a partir do diálogo entre os professores Jerônimo Silva, Idelma Santiago, Reginaldo Cerqueira e Agenor Sarraf, a proposta foi marcada pela diversidade temática e participação de representantes de movimentos sociais, do poder público e de pesquisadores de vários campos do conhecimento. Eixos curriculares como o(s) feminismo(s); aspectos jurídicos do feminicídio; gênero e religião; os direitos da população LGBT; gênero e arte; corpo e sexualidade; bem como a própria constituição histórica da violência sobre os corpos e seus prazeres na história ocidental foram tangenciados, dando vazão, particularmente, para o contexto amazônico brasileiro.
A obra literária contém a produção acadêmica de pesquisadores que participaram dos debates, conferencistas, convidados internos, externos, além de parcerias interinstitucionais.
Cerca de 430 exemplares serão distribuídos nas Bibliotecas da Unifesspa tanto em Marabá quanto nos campi fora de sede, na Secretaria Municipal e Estadual de Educação, além de escolas públicas da região sul e sudeste do Pará.
Para Silva "nunca é demais sublinhar a urgência de tratar o tema das relações de gênero e diversidade sexual na atualidade, posto que apesar das conquistas sociais e jurídicas, ainda vemos na coletividade nacional políticos e escritores "se exilando" do país graças a prática odiosa da homofobia e misoginia, bem como o assassinato e tantos cidadãos e cidadãs ser encoberto sob o pretexto do 'discurso do politicamente correto' e das relações nefastas entre crime organizado e instituições públicas".
Redes Sociais