Unifesspa vai promover Cine debate sobre os 102 anos da revolução russa
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai promover no próximo dia 30 de outubro, o cine debate sobre a revolução russa. O evento será realizado no dia 30 de outubro, na sala 15 da Unidade I da Unifesspa, às 18 horas.
A 102 anos, trabalhadores e trabalhadoras, tomavam armas em punho e derrubaram todo o retrocesso e exploração feudal e pré-capitalista na Rússia czarista. Mulheres tiveram direito ao aborto seguro, as fortunas foram taxadas, e o desemprego diminuiu drasticamente, as reformas urbana e rural ocorreram.
Em alusão, no dia 30 de outubro será realizado o Cine debate com a professora de Ciências Sociais - Célia Congílio e as acadêmicas: Taís Queiroz, de história, Maísa Carvalho e Mirelly Carvalho, de Letras/Português, debatendo os avanços e a influência dos bolcheviques nas lutas globais anticapitalista, com o filme: "A revolução dos bichos" de 1999.
Sinopse do filme
Os animais de uma fazenda na Inglaterra são explorados ao máximo pelo seu proprietário, além de receberem pouca comida e serem levados ao abate. Os bichos se revoltam, contudo, a revolução é traída por um dos líderes da revolução, que passa a reprimir e ter privilégios como os antigos donos da fazenda.
A revolução dos bichos é uma fábula, uma grande alegoria para criticar os regimes ditatoriais que tomam conta da esquerda e da direita na época em que fora escrita a obra que inspirou o filme.
Em especial, podemos dizer que a revolução dos bichos é uma crítica a União Soviética e o traidor Stalin que perseguiu Trotsky e outros revolucionários para manter seus privilégios e alianças com a burguesia internacional. O filme tem duração de aproximadamente 91 minutos.
Serviço:
Cine debate sobre os 102 anos da revolução russa
Data: 30 de outubro
Horário: 18h
Local: sala 15 da Unidade I da Unifesspa.
Redes Sociais