II Encontro do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos será em novembro

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 09h13
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 08h14

SurdosO Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores vai realizar segundo encontro no período de 07 e 08 de novembro de 2019 em Marabá, com o tema – “Avanços e possibilidades para a educação de surdos”.

O GPES tem como membros pesquisadores, professores e discentes da Unifesspa, bem como professores da educação básica, realizando pesquisas em diversos municípios do sul e sudeste do Pará, dentro da temática da educação de surdos.

O evento objetiva apresentar os resultados finais ou parciais dessas pesquisas, bem como abrir espaço para que outros pesquisadores externos ao grupo, e de todas as regiões do estado e do país como um todo, possam também apresentar suas pesquisas e estudos, contribuindo para a reflexão, produção e socialização de conhecimentos que podem influenciar o desenvolvimento de ações e políticas públicas de melhoria da inclusão educacional das pessoas com surdez.

Trabalhos aprovados

Os trabalhos completos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento e concorrem para publicação na 2.ª edição da Revista GPES - Estudos Surdos (ISSN 2595-9832), em dezembro/2019, disponibilizada no endereço online:

https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes. Os Anais do evento publicarão todos os textos e a revista somente os selecionados pela Comissão Científica.

Inscrições

Poderão se inscrever para participar do evento pessoas surdas e ouvintes que sejam professores, estudantes ou da comunidade em geral. As inscrições poderão ser nas categorias: Inscrição com trabalho ou Inscrição como ouvinte. Somente participantes que fizeram sua inscrição no evento poderão se inscrever para as oficinas e minicursos.

Autores devem acessar o link https://bit.ly/330QBNX. Fazer login utilizando seu nome de usuário do SIGAA ou, sendo participante externo, marcar o item "Sem vínculo", fazer o Cadastro criando login e senha. Ao acessar o sistema, no evento II Encontro do GPES, clicar na aba "Participantes", no tópico Submissões de Trabalhos, e em "Realizar nova submissão".

Mais informações podem ser obtidas no Instituto de Letras, Linguística e Artes/Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (Illa/Falet) ou pelos fones: (94) 2101-7113.

Confira a programação:

Palestras

1. Organização da escola para contemplar as especificidades do aluno surdo - Palestrante: Prof. Me. Bruno Gonçalves Carneiro - (Universidade Federal do Tocantins - UFT);
  2. O professor de Matemática em tempos de inclusão: alguns aspectos para se pensar os currículos de formação inicial - Palestrante: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (Universidade Estadual do Paraná - Unespar);

Mesa-redonda:

Avanços na Educação de Surdos em Marabá

Composição da Mesa: Centro de Atendimento Especializado ao Surdo (CAES/Marabá); O Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde da Universidade Estadual do Pará (Naes/Uepa);

Comunicações orais (Resumos aprovados)

A Necessidade de capacitação do assistente social para atuar na inclusão escolar de surdos

Autores: Sara Brígida Farias Ferreira, Gabriela Pereira da Silva, Rubia Gabrielly de Lima Batista, Maria Luzia do Nascimento Silva;

Práticas docentes frente à inclusão de aluno surdo: numa perspectiva bilíngue

Autores: Ivanilton Ferreira, Árllon Chaves Lima, Nívea Helena da Silva Moura

O ensino de Matemática para alunos surdos: um recorte teórico a partir do uso de recursos didáticos

Autores: Kelvia Nunes da Silva, Marcio Cleiton do Mar Costa, Wálber Christiano Lima da Costa

Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos

Autoras: Naara Alricélia Gomes Silva, Francisca Maria Cerqueira da Silva

Autor: Fábio Alexandre Borges

O (futuro) professor de Matemática surdo: um estudo de caso

Autores: Fábio Alexandre Borges, Jurema Lindote Botelho Peixoto

A inclusão educacional de um estudante com surdocegueira

Autores: Lucas Henrique Barbosa Alves, Fábio Alexandre Borges

Uma história oral de surdos paranaenses acerca da escolarização em tempos de transição do oralismo para o bilinguismo

Autores: Beatriz Ignatius Nogueira Soares, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges

A inclusão e a formação inicial de professores pedagogos: uma revisão bibliográfica

Autores: Lucas Henrique Barbosa Alves, Fábio Alexandre Borges

Educação de surdos: reflexão a partir do método histórico

Autora: Ana Paula dos Santos Silva

O professor de Libras surdo: uma revisão bibliográfica em dissertações brasileiras de mestrado

Autores: Edna Fabrícia Tecco, Fábio Alexandre Borges

Desafios e possibilidades acerca da inclusão do surdo no mercado de trabalho

Autora: Aline Cristine Saldanha de Barros, Kelvia Nunes da Silva, Marcio Cleiton do Mar Costa, Wálber Christiano Lima da Costa

A relevância dos estudos da lexicologia e terminologia na construção do material didático pedagógico para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2)

Autores: Carlos Alberto Claudino Silva Júnior, Tereza Cristina Lafontaine

Uma proposta de ensino de números naturais para alunos surdos do 6º ano do ensino fundamental: em uma escola do município de Igarapé-Açu-PA

Autores: Gleyse Milene Nogueira Reis, Ivanilton Ferreira

Importância do ensino de Libras no ambiente não-formal: um estudo realizado em um Projeto Social no Município de Igarapé-Açu/PA

Autores: Maria Aline Marques Rodrigues, Ivanilton Ferreira

Haverá ainda minicursos sobre a escrita científica de artigos em periódicos de Educação Matemática: o que os pareceres nos ensinam? (06); A importância da Libras na área da saúde (07); O assistente social e a inclusão escolar de surdos (07); Tradução de provas para Libras (vídeos) (07).