II Encontro do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos será em novembro
O Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores vai realizar segundo encontro no período de 07 e 08 de novembro de 2019 em Marabá, com o tema – “Avanços e possibilidades para a educação de surdos”.
O GPES tem como membros pesquisadores, professores e discentes da Unifesspa, bem como professores da educação básica, realizando pesquisas em diversos municípios do sul e sudeste do Pará, dentro da temática da educação de surdos.
O evento objetiva apresentar os resultados finais ou parciais dessas pesquisas, bem como abrir espaço para que outros pesquisadores externos ao grupo, e de todas as regiões do estado e do país como um todo, possam também apresentar suas pesquisas e estudos, contribuindo para a reflexão, produção e socialização de conhecimentos que podem influenciar o desenvolvimento de ações e políticas públicas de melhoria da inclusão educacional das pessoas com surdez.
Trabalhos aprovados
Os trabalhos completos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento e concorrem para publicação na 2.ª edição da Revista GPES - Estudos Surdos (ISSN 2595-9832), em dezembro/2019, disponibilizada no endereço online:
https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes. Os Anais do evento publicarão todos os textos e a revista somente os selecionados pela Comissão Científica.
Inscrições
Poderão se inscrever para participar do evento pessoas surdas e ouvintes que sejam professores, estudantes ou da comunidade em geral. As inscrições poderão ser nas categorias: Inscrição com trabalho ou Inscrição como ouvinte. Somente participantes que fizeram sua inscrição no evento poderão se inscrever para as oficinas e minicursos.
Autores devem acessar o link https://bit.ly/330QBNX. Fazer login utilizando seu nome de usuário do SIGAA ou, sendo participante externo, marcar o item "Sem vínculo", fazer o Cadastro criando login e senha. Ao acessar o sistema, no evento II Encontro do GPES, clicar na aba "Participantes", no tópico Submissões de Trabalhos, e em "Realizar nova submissão".
Mais informações podem ser obtidas no Instituto de Letras, Linguística e Artes/Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (Illa/Falet) ou pelos fones: (94) 2101-7113.
Confira a programação:
Palestras
- Organização da escola para contemplar as especificidades do aluno surdo - Palestrante: Prof. Me. Bruno Gonçalves Carneiro - (Universidade Federal do Tocantins - UFT);
- O professor de Matemática em tempos de inclusão: alguns aspectos para se pensar os currículos de formação inicial - Palestrante: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (Universidade Estadual do Paraná - Unespar);
Mesa-redonda:
Avanços na Educação de Surdos em Marabá
Composição da Mesa: Centro de Atendimento Especializado ao Surdo (CAES/Marabá); O Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde da Universidade Estadual do Pará (Naes/Uepa);
Comunicações orais (Resumos aprovados)
A Necessidade de capacitação do assistente social para atuar na inclusão escolar de surdos
Autores: Sara Brígida Farias Ferreira, Gabriela Pereira da Silva, Rubia Gabrielly de Lima Batista, Maria Luzia do Nascimento Silva;
Práticas docentes frente à inclusão de aluno surdo: numa perspectiva bilíngue
Autores: Ivanilton Ferreira, Árllon Chaves Lima, Nívea Helena da Silva Moura
O ensino de Matemática para alunos surdos: um recorte teórico a partir do uso de recursos didáticos
Autores: Kelvia Nunes da Silva, Marcio Cleiton do Mar Costa, Wálber Christiano Lima da Costa
Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos
Autoras: Naara Alricélia Gomes Silva, Francisca Maria Cerqueira da Silva
O professor de Matemática em tempos de inclusão: alguns aspectos para se pensar os currículos de formação inicial
Autor: Fábio Alexandre Borges
O (futuro) professor de Matemática surdo: um estudo de caso
Autores: Fábio Alexandre Borges, Jurema Lindote Botelho Peixoto
A inclusão educacional de um estudante com surdocegueira
Autores: Lucas Henrique Barbosa Alves, Fábio Alexandre Borges
Uma história oral de surdos paranaenses acerca da escolarização em tempos de transição do oralismo para o bilinguismo
Autores: Beatriz Ignatius Nogueira Soares, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges
A inclusão e a formação inicial de professores pedagogos: uma revisão bibliográfica
Autores: Lucas Henrique Barbosa Alves, Fábio Alexandre Borges
Educação de surdos: reflexão a partir do método histórico
Autora: Ana Paula dos Santos Silva
O professor de Libras surdo: uma revisão bibliográfica em dissertações brasileiras de mestrado
Autores: Edna Fabrícia Tecco, Fábio Alexandre Borges
Desafios e possibilidades acerca da inclusão do surdo no mercado de trabalho
Autora: Aline Cristine Saldanha de Barros, Kelvia Nunes da Silva, Marcio Cleiton do Mar Costa, Wálber Christiano Lima da Costa
A relevância dos estudos da lexicologia e terminologia na construção do material didático pedagógico para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2)
Autores: Carlos Alberto Claudino Silva Júnior, Tereza Cristina Lafontaine
Uma proposta de ensino de números naturais para alunos surdos do 6º ano do ensino fundamental: em uma escola do município de Igarapé-Açu-PA
Autores: Gleyse Milene Nogueira Reis, Ivanilton Ferreira
Importância do ensino de Libras no ambiente não-formal: um estudo realizado em um Projeto Social no Município de Igarapé-Açu/PA
Autores: Maria Aline Marques Rodrigues, Ivanilton Ferreira
Haverá ainda minicursos sobre a escrita científica de artigos em periódicos de Educação Matemática: o que os pareceres nos ensinam? (06); A importância da Libras na área da saúde (07); O assistente social e a inclusão escolar de surdos (07); Tradução de provas para Libras (vídeos) (07).
Redes Sociais