Parlamentar visita Unifesspa e anuncia recursos de emenda para 2020

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h37
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 12h28

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu, visita edmilsonno último dia 18 de outubro, a visita do deputado federal Edmilson Rodrigues. Ele conversou com alunos, professores e técnicos sobre os avanços obtidos nas ações de ensino, pesquisa e extensão, após os investimentos feitos na infraestrutura de laboratórios.

Vários espaços estão sendo equipados com recursos de emenda de bancada, patrocinada pelo parlamentar, aos orçamentos de 2018 e 2019. Estão sendo beneficiados com estes recursos, a comunidade acadêmica dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Saúde Coletiva.

O parlamentar fez questão de conhecer de perto as melhorias e resultados de pesquisas e projetos contemplados com esses investimentos. Os cursos Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, por exemplo, foram contemplados com equipamentos para o desenvolvimento de diversas atividades, fortalecendo a prática do ensino em laboratório.

“Esses laboratórios que estão sendo equipados fazem parte do ciclo profissional previsto em nosso PPC e dará um grande salto na qualidade do curso, oferecendo ao mercado profissionais ainda mais qualificados. Com isso, a Unifesspa fortalece a indústria local, regional e a sociedade é a maior beneficiada”, afirmou o professor Elisandro Andrade. Professores e coordenadores do Curso de Engenharia Civil também demostraram os impactos desse investimento, percorrendo os diferentes laboratórios de ensino e pesquisa. visitaengenharia

Recursos para 2020

Para o ano que vem, o deputado Edmilson Rodrigues se comprometeu a continuar colaborando com o crescimento da Unifesspa. Ele destinou emenda individual no valor de R$ 450 mil, a ser aplicada no orçamento 2020, para a modernização da unversidade beneficiando, especialmente, a construção do Ateliê de Artes.

O projeto executivo deste novo espaço está pronto e a obra vai beneficiar centenas de alunos e professores do curso de Artes Visuais da Unifesspa, entre outros públicos relacionados.

“Fico muito feliz ao ver a aplicação eficiente dos recursos que destinanos e parabenizo todos os alunos, professores e técnicos da Unifesspa por essa sinergia e vontade de crescer, mesmo diante das inúmeras dificuldades e crises impostas à Universidade. Continuaremos sensíveis às necessidades desta instituição, que tem transformado a região do sul e sudeste do Pará”, elogiou o deputado Edmilson Rodrigues.

Depois de conhecer os laboratórios da Unidade II, do Campus Marabá, a comitiva do deputado seguiu até a Unidade III do Campus Marabá, no loteamento Cidade Jardim, onde conheceu as instalações do Bloco Central, em fase final de construção, e visitou laboratórios do Instituto de Saúde e Biológicas, além do projeto arquitetônico do Ateliê de Artes, apresentado pela Sinfra.

Rodrigues foi recepcionado por professores e alunos do curso de Saúde Coletiva, que mostraram os principais projetos de pesquisa contemplados com os recursos indicados pelo parlamentar. As melhorias nos laboratórios do curso vão permitir diversos avanços. “Com os equipamentos que estão sendo adquiridos, teremos nosso próprio laboratório para desenvolver as atividades de ensino, com aulas práticas para nossos alunos de Saúde Coletiva. O curso vai ganhar em qualidade, possibilitando aos discentes adquirir a competência técnica necessária para o exercício da profissão”, destacou a professora Letícia Dias Lima Jedlicka. Segundo ela, a nova estrutura também vai fortalecer a pesquisa nas diferentes áreas de estudo.

A visita do parlamentar à Unifesspa foi acompanhada por dezenas de pessoas, entre elas,  alunos, técnicos administrativos, coordenadores e professores dos cursos das Engenharias e de Saúde, além de pró-reitores e equipe do Gabinete da Reitoria da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

projeto atelie artes                                                           Ilustração: Maquete do Ateliê de Artes a ser construído com recursos de emenda parlamentar individual