Orçamento 2020: Unifesspa garante novos investimentos com emendas parlamentares

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h11
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 16h45

projeto atelie artesO Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA - 2020) não prevê crescimento no orçamento de capital da Unifesspa, aquele destinado a investimentos em obras e compras de equipamentos. Se aprovado no Congresso Nacional, a universidade contará apenas com R$ 3 milhões em recursos para dar prosseguimento às ações de expansão da estrutura universitária, no ano que vem.

No entanto, após intensa articulação política, em Brasília, a Reitoria da Unifesspa conseguiu sensibilizar diversos parlamentares que apresentaram emendas individuais, de execução obrigatória, ao Orçamento 2020, para obras e novos investimentos na universidade.

Ao todo, foram destinados R$ 3.1 milhões de reais em emendas apresentadas pelos deputados e senadores paraenses. Com isso, a Unifesspa conseguirá dobrar o orçamento de capital previsto no PLOA 2020.

Destinação das emendas

O senador Jader Barbalho destinou R$ 1 milhão em emenda individual para a construção do Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Unifesspa. O prédio terá uma área de 1.823,28 me contará com três pavimentos para abrigar 17 laboratórios, fortalecendo o ensino em diversas áreas do conhecimento, beneficiando milhares de alunos e pesquisadores.

O senador Paulo Rocha destinou R$ 500 mil para a construção do Refeitório da Unidade II, no Campus Marabá.  Esta ação conta, ainda, com a destinação de R$ 400 mil em emenda individual do deputado federal Airton Faleiro. Estes parlamentares também indicaram emendas para apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unifesspa, com recursos no valor de R$ 600 mil (custeio).

Outros deputados que destinaram emendas à Unifesspa foram: Edmilson Rodrigues (R$ 450 mil), para a construção do Ateliê de Artes; Nilson Pinto (R$ 450 mil), para a construção do Centro de Convivência no Campus de Xinguara e Paulo Bengston (R$ 300 mil), para o Centro de Convivência no Campus de Santana do Araguaia.

“Vamos continuar buscando reforço aos investimentos para garantir o crescimento e melhoria da infraestrutura da nossa Unifesspa. Desta vez, vamos discutir com os parlamentares a alocação dos recursos provenientes das emendas de bancada”, adiantou o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Murílio de Abreu Monteiro.