Curso de Ciências Sociais comemora 25 anos com inauguração de espaços e novos projetos
Os 25 anos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram comemorados em clima de conquista e expectativa. A comunidade acadêmica celebrou o aniversário de um dos cursos mais antigos da Instituição com o anúncio de novos projetos e a inauguração de um importante espaço para o fortalecimento da pesquisa e da extensão.
Na noite de quinta-feira (7), os mais de 100 alunos do curso e a comunidade docente da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (Facsat) passaram a contar com o Laboratório de Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais (Lapex).
Com uma sala de projetos, um espaço para acervo e ambiente de estudos adequado, o Lapex vai beneficiar diversas ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas por alunos e professores do curso. Para a diretora da Faculdade, Joseline Simões Barreto Trindade, o projeto coroa o trabalho dos cientistas sociais, que têm sua trajetória ligada aos 25 anos de existência do curso de Ciências Sociais na região.
“Este espaço físico marca um momento importante de avanço para as Ciências Sociais, onde poderemos investir em bancos de dados de pesquisa, apresentando à comunidade tudo que nós produzimos”, disse.
A estudante Danielly Valeska, coordenadora do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, ressaltou a importância do Lapex para a formação acadêmica dos alunos. “Estamos muito felizes por esse momento. Com este novo espaço, vamos poder nos engajar, cada vez mais, nas pesquisas, com mais oportunidades de bolsas, mais estrutura, melhorando nosso desempenho e aprendizado”, comemorou.
Projeto Jardim Sensorial
Entre os novos projetos a serem desenvolvidos pela Facsat está a implantação do Jardim Sensorial, no Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa. O projeto vai possibilitar a construção de um jardim sensorial e terapêutico com plantas de diferentes texturas, aromas e formas que possibilitarão a integração de pessoas com deficiência e permitirá a troca de saberes sobre plantas medicinais. Além disso, o jardim sensorial será um local de vivência acadêmica, onde se desenvolverão práticas integrativas e complementares como yoga, meditação, dança circular, entre outras atividades, a serem realizadas em parceria com Departamento de Apoio Psicopedagógico (DAPSI) da Unifesspa.
Compuseram a mesa solene de inauguração do Lapex e de comemoração dos 25 anos do curso, a coordenadora do Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais, Danielly Valesca Sena Araújo; a diretora da Facsat, Joseline Trindade; o diretor do ICH, Marcus Vinícius Mariano de Souza; e o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro. A inauguração do novo espaço foi prestigiada por professores, técnicos e alunos do Instituto de Ciências Humanas (ICH), além de gestores e representantes de outros institutos da Unifesspa. O evento contou, ainda, com atrações culturais, entre elas, o grupo Canta quem Quer.
Redes Sociais