Professor da Unifesspa vai lançar livro durante congresso internacional em homenagem à poetisa portuguesa

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 10h03
  • Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 14h39

florbela esparca

Será lançado, no próximo mês, em Lisboa, um livro com as obras completas de Florbela Esparca, organizado pelo professor Fábio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). "Diário, o dominó preto" é resultado de um projeto de pesquisa, iniciado em 2016 e concluído em 2018.

Nesse projeto, o professor realizou pesquisas em bibliotecas portuguesas e acervos de jornais, para fazer uma edição do diário e dos contos de Florbela Espanca, comparando as diferentes edições, com estudos introdutórios, notas e fixação de textos. O resultado foi a publicação do livro de 244 páginas .

O livro será lançado durante Congresso Internacional que celebrará o centenário da obra da poetisa Florbela Espanca, um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Com destaque para a figura feminina, em suas obras Florbela abordou temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.

O congresso vai homenagear também a professora e pesquisadora, Maria Lúcia dal Farra, que se dedicou a estudar a obra de Florbela. Dal Farra foi vencedora do Prêmio Jabuti 2012 na categoria Poesia.

Na oportunidade, será lançado uma antologia de poemas da professora e poetisa homenageada no congresso e a apresentação de um DICIONÁRIO FLORBELA ESPANCA. Em ambas as publicações, o professor Fábio Mario é um dos organizadores.

O congresso acontece entre os dias 5 a 7 de dezembro, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal, e deve reunir pesquisadores, estudantes e professores da área de estudos da linguagem.

Mais informações podem ser obtidas em: https://bit.ly/32Z8GLq